Paulo Autran tem trajetória contada em documentário exclusivo que estreia no Canal Curta!

Paulo Autran tem trajetória contada em documentário exclusivo. (Imagem: Divulgação)
Depois de ser exibido em dois dos maiores festivais de cinema do Brasil, o Festival de Gramado e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o documentário “Paulo Autran – O Senhor dos Palcos”, produzido com exclusividade para o Curta!, estreia na Terça das Artes, 27, às 23h. Com direção de Marco Abujamra e produção da Dona Rosa Filmes, o longa-metragem conta a vida e a obra de um dos mais respeitados atores do país. A paixão de Autran pelo teatro é apresentada através de cenas históricas de filmes e de peças, trechos de entrevistas escritas interpretados pelos atores Bete Coelho, Patrícia Selonk, Gustavo Machado e Bruce Gomlevsky, e de uma autobiografia inédita, contendo reflexões do artista sobre a arte, sua carreira, vida, morte e desafios profissionais e pessoais.

“Paulo Autran - O Senhor dos Palcos” conta ainda com depoimentos de José Celso Martinez Corrêa, Karin Rodrigues, viúva do ator, e Mauro Farias – que detalham e reconstroem facetas do ator e do meio teatral brasileiro. Fernanda Montenegro também participa do documentário ao compartilhar a correspondência que trocou com Autran a poucos dias de sua morte. Além da leitura emocionante, ela faz uma reflexão profunda sobre a importância do amigo para o teatro brasileiro.

Na Sexta da Sociedade, 2 de março, às 20h45, estreia na programação do Curta! “Intervalo Clandestino”, documentário que busca traduzir o estado de espírito do povo brasileiro diante da realidade social e política do país. Dirigido por Eryk Rocha, o filme investiga a atmosfera pré-eleitoral no cotidiano do Rio de Janeiro entre 2000 e 2006, a partir de depoimentos de pessoas comuns de diversas profissões. As perspectivas políticas do país são costuradas através de depoimentos, impressões, comentários e reflexões de cidadãos com diferentes olhares sobre a cidade.

Ainda na Sexta da Sociedade, 2, só que mais tarde, às 23h, é a vez da estreia do documentário “Cidadania do Espaço”, filme que discute o problema da privatização ou marginalização dos espaços públicos nas metrópoles. O longa analisa como os diferentes setores da sociedade têm reagido a essas iniciativas em algumas das maiores e mais importantes cidades do mundo, como Paris, Berlim, Londres, entre outras. “Cidadania do Espaço” faz parte do pacote de conteúdos adquiridos pelo Curta! do Arte France, tradicional canal público franco-alemão.

Outro grave problema dos centros urbanos, a mobilidade, é o foco da série exclusiva “Mobilis”. O quarto episódio, que vai ao ar na Quarta, 28, às 19h, tratará da acessibilidade – ou a falta dela – nas grandes cidades, mostrando as dificuldades de ir e vir para os cidadãos que precisam ou querem se locomover em metrópoles brasileiras. Contando com depoimentos de especialistas, ativistas e cidadão comuns, além de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior, “Mobilis” propõe uma reflexão sobre a ocupação de espaços públicos e individuais e os cenários ideológicos, sociais, políticos e culturais existentes nos centros urbanos. A produção é da Miração Filmes com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual, o FSA.

Mais tarde, às 20h, a faixa “A Vida é Curta!” entra no clima da ‘balada’. Abrindo a sessão especial, “A Outra Margem”, de Nathália Tereza, que conta a história de Jean, um agroboy do Centro-Oeste brasileiro que, num sábado à noite, escuta na rádio local um programa em que as pessoas deixam mensagens de amor. Em seguida, é a vez de “A Festa e os Cães”. No curta, vencedor do “Prêmio Aquisição Janela 2015”, Leonardo Mouramateus mostra a história de cães que foram chegando e dominando o território nas ruas de um subúrbio de Fortaleza. Esta matilha se junta em bando, à noite, como que recuperando seu estado selvagem e recusando sua tradicional submissão ao homem.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato