Multi-instrumentista Hermeto Pascoal é destaque musical dessa semana no Canal Curta!

Adicionar legenda

Na Segunda da Música, 23, às 23h, estreia na programação do Curta! o documentário “Hermeto Pascoal - Um ato de criação”. Dirigido por Marilia Alvim, a produção registra o processo criativo do multi-instrumentista brasileiro Hermeto Pascoal durante a gravação da trilha sonora do curta-metragem "Eu Vi o Mundo... Ele Começava no Recife", de Mário Carneiro. O filme de Carneiro traz um depoimento de Cícero Dias sobre sua obra homônima que escandalizou a sociedade nos anos 30 pelas imagens nuas que apresentava, mas depois se tornou um dos quadros mais importantes da história da arte brasileira. Envolvido pelo simbolismo desse caso, durante dois dias, Hermeto compôs guiado por apenas um lema: a liberdade de criação. Conhecido como "o bruxo" ou "o mago", o instrumentista é considerado um dos maiores gênios em atividade na música mundial.

Na Quarta de Cinema, 25, às 21h, o episódio inédito da série “A Linguagem do Cinema” revela a trajetória do pioneiro da captação e da engenharia do som no Brasil Walter Goulart. Com mais de cem filmes no currículo, Walter foi responsável pelo som em filmes de alguns dos principais realizadores do cinema brasileiro, como Ruy Guerra, Glauber Rocha, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Bruno Barreto e Júlio Bressane. Entre as produções mais famosas em que trabalhou estão "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro", "Dona Flor e seus Dois Maridos" e "Pindorama". Dirigida por Geraldo Sarno, “A Linguagem do Cinema” é uma coletânea de dez títulos que investiga o processo criativo de importantes realizadores e técnicos do cinema nacional, incluindo Cacá Diegues, Lúcia Murat, Eryk Rocha, Cao Guimarães, Luiz Carlos Barreto, entre outros.

Também na Quarta de Cinema, 25, só que mais cedo, às 20h, a faixa “A Vida é Curta” apresenta uma seleção de produções com reviravoltas cinematográficas. Para começar, “O Quebra-Cabeça de Tarik”, filme da cineasta Maria Leite, traz a história do cientista Tarik, que substitui partes de seu corpo por máquinas para tornar-se imortal. Em seu laboratório, ele se prepara para receber a peça fundamental do seu grande projeto. Depois, é a vez de “Loja de Répteis”, de Pedro Severien. O filme narra os conflitos vividos por Aluisio (Fransérgio Araújo), dono de uma loja de répteis, e sua esposa Claudia (Maeve Jinkings), que não vê a hora de se livrar do negócio. Para finalizar, “Lição de Esqui”, dos diretores Leonardo Mouramateus e Samuel Brasileiro. Filmado em Fortaleza, o filme conta a história de dois amigos que discutem, brigam, e conversam quando um deles decide viajar sozinho para o Canadá. “Lição de Esqui” foi escolhido como melhor curta-metragem no Festival de Brasília de 2013.

Partindo para a Terça das Artes, um documentário sobre casa muito particular é o destaque. Com paredes azuis, janelas verdes e detalhes em vermelho, a "casa azul", como ficou mundialmente conhecida, foi o lugar onde nasceu, viveu e morreu Frida Kahlo e o principal ponto de encontro para a arte e a revolução cultural promovida pelo Surrealismo Mexicano. No dia 24, às 22h15, o Curta! apresenta “A Casa Azul de Frida Kahlo”, documentário  que revela histórias vividas no local não só por Frida e seu companheiro, o pintor Diego Rivera, como também de outras grandes figuras históricas que passaram por lá, como Leon Trotsky, André Breton, Sergei Eisenstein, Pablo Neruda, Waldo Frank, Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Vassily Kandinsky, entre outros.

Na Quinta do Pensamento, 26, às 21h30, o Curta! exibe “José e Pilar”. O documentário dirigido pelo português Miguel Gonçaves Mendes convida o espectador a conhecer melhor o cotidiano de um dos mais importantes escritores da nossa língua, o vencedor do Nobel de literatura José Saramago. O longa-metragem revela o dia a dia do autor ao lado de sua mulher Pilar del Río, enquanto ele termina o livro “A viagem do elefante”. Com imagens caseiras, a produção faz uma imersão na vida do casal e mostra os detalhes da vida a dois.

Saindo da literatura e chegando à política, a última parte da série exclusiva “História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres” será exibida na Sexta da Sociedade, 27, às 23h. Dirigida por Tancrède Ramonet, a produção destrincha a ideologia política que defende a ausência total de qualquer forma de hierarquia e dominação.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato