TV paga ganha novas regras impostas pela Anatel

TV paga tem novas regras. (Imagem: Divulgação)
A Anatel publicou, nesta segunda-feira (16), as alterações ao regulamento do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), que trata, entre outros pontos, da oferta de canais digitais da TV aberta. Segundo a norma, a disponibilização para os assinantes se dará após a pactuação entre a emissora e a prestadora ou caso não seja alcançado um acordo, depois da exigência, pela geradora de distribuição gratuita. O texto não traz obrigações para que as empresas de DTH distribuam a caixa híbrida, para acesso aos canais locais.

A agência continuará definindo a dispensa de oferta de canais obrigatórios para empresas de DTH, mas as decisões terão prazo máximo de validade de três anos. Por outro lado, a oferta concomitante de outros serviços de telecomunicações ou de serviços de valor adicionado pela rede da prestadora ou ainda, o compartilhamento da rede com outra prestadora de serviço de telecomunicações, não desobriga a disponibilização dos canais de programação de distribuição obrigatória.

Para as operadoras de TV a cabo, a norma não exclui as obrigações originais (home passed), mas admite o uso de outras tecnologias para esse atendimento. Em outro ponto, o texto ressalta que as pessoas com deficiência têm direito à Unidade Receptora Decodificadora (URD), que permita a utilização de recursos de acessibilidade no SeAC, em todas as suas saídas de sinal, analógicas e digitais, sempre que solicitado pelo assinante, independentemente do plano de serviço e sem custo adicional.

As alterações passam a vigorar em 90 dias. Leia aqui a íntegra da resolução. Com informações Telesítense.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato