Canal Brasil - Filmes em destaque na programação de 23 a 29 de julho

(Imagem/Divulgação)
Conheça os filmes em destaque na programação do Canal Brasil de 23 a 29 de julho.

Dominguinhos (2014)(88’)
Horário: SEGUNDA, DIA 23, ÀS 22H
ESTREIA
Apresentação: Amir Labaki
Direção: Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar
Classificação: 21 anos

O documentário de Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar traz a biografia José Domingos de Morais, Dominguinhos, como ficou conhecido ao longo de sua carreira, narrada a partir de seus próprios depoimentos, complementados por um vasto material de arquivo de apresentações memoráveis. Dominguinhos – cuja morte completa cinco anos no dia 23/07 – caminha cronologicamente por sua própria trajetória comentando a infância, no agreste pernambucano da cidade de Garanhuns, a convivência com os pais e as dificuldades da pobreza no lugar. O músico comenta a descoberta da habilidade com o acordeão, a vinda para o Rio de Janeiro após convite de Luiz Gonzaga, rei do baião e seu maior mestre, e os casamentos com Janete Silva e com a cantora Guadalupe Mendonça. O filme traz uma memorável apresentação de Dominguinhos com Gilberto Gil cantando Eu Só Quero um Xodó; acompanhado por Nara Leão em João e Maria, de Chico Buarque e Sivuca; ao lado de Nana Caymmi em Contrato de Separação; e uma gravação em estúdio com o bandolinista Hamilton de Holanda, o violonista Yamandu Costa e o cantor e compositor Djavan com Retrato da Vida. Há ainda duetos com Hermeto Paschoal, Elba Ramalho e Gal Costa, em uma merecida reverência a um dos mais importantes nomes da história da cultura do país.

Motorrad (2018)(92’)
Horário: TERÇA, DIA 24, ÀS 22H
INÉDITO e EXCLUSIVO
Direção: Vicente Amorim
Classificação: 16 anos

Um dos grandes desejos de Hugo (Guilherme Prates) é fazer parte do grupo de motocross do irmão mais velho, Ricardo (Emilio Dantas). Decidido, ele rouba algumas peças para montar sua moto. Quando consegue o feito, ele encontra com a turma do irmão em uma cachoeira remota. O passeio prometia um cenário paradisíaco, mas acaba ganhando tonalidades de tragédia. Depois de conhecerem Paula (Carla Salles), quatro motoqueiros usando trajes negros da cabeça aos pés, silenciosos, macabros, violentos e de identidade desconhecida começam a perseguir os viajantes sem qualquer razão.

Tatuagem (2013)(110’)
Horário: QUARTA, DIA 25, ÀS 22H
Direção: Hilton Lacerda
Classificação: 16 anos

Recife, 1978. Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete (Rodrigo Garcia), com quem Clécio mantém um relacionamento. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.

As duas Irenes (2017)(90’)
Horário: QUINTA, DIA 26, ÀS 18H
Direção: Fabio Meira
Classificação: 14 anos

Os dilemas da adolescência como descoberta da sexualidade, mudanças no corpo, conflitos de geração, visões de futuro e brigas escolares são assuntos do primeiro longa-metragem do diretor Fabio Meira. O filme expõe conflitos recorrentes à idade e adiciona mais um drama à vida de uma adolescente comum do interior do país: a revelação de um segundo núcleo familiar por parte do pai. Atores experientes como Marco Ricca, Inês Peixoto e Teuda Bara contracenam com as iniciantes protagonistas Priscila Bittencourt e Isabela Torres.

Cidadãos do Mundo (2016)(42’)
Horário: SEXTA, DIA 27, ÀS 13H30
INÉDITO E EXCLUSIVO
Direção: Renan Laviano
Classificação: 12 anos

O documentário de Renan Laviano – também um cidadão do mundo, como sugere o título, depois de se mudar de São Paulo para a Austrália e posteriormente para a Alemanha – compartilha as histórias de pessoas de diversos lugares do mundo que, como ele, cruzaram milhares de quilômetros para chegar à Europa em busca de um futuro mais próspero. Shadi saiu da Síria devido à guerra em seu país e desembarcou na Alemanha. Depois de dois anos entregando pizzas voltou a clinicar como dentista, sua formação acadêmica. O equatoriano Diego conheceu a mulher em uma viagem dela à América do Sul. Negro, com dreadlocks e baixista de uma banda de reggae, sofreu preconceito até se estabelecer na Europa. A bailarina e professora de dança espanhola Paloma teve caminho mais fácil por ser nativa do continente e lidou com menor estranhamento da população local. Cada personagem traz uma bagagem distinta nas mãos e na cabeça sobre como é ser um cidadão do mundo, com as conquistas e tragédias trazidas por esse gentílico.

Orfeu (1998)(100’)
Horário: SÁBADO, DIA 28, ÀS 22H
Direção: Cacá Diegues
Classificação: 14 anos

Baseado na peça de Vinícius de Morais, o filme conta a história de um jovem líder de Escola de Samba, principal poeta e compositor, Orfeu (Toni Garrido) que se apaixona por Eurídice (Patrícia França), recém-chegada de uma pequena cidade na floresta amazônica. Assim divide sua atenção: entre os quatro dias de carnaval e Eurídice, até que ela é vítima de traficantes de drogas que dominam a área em que mora. O exemplo de Orfeu, de sua arte e de sua paixão, serve de instrumento de vitória na luta de sua comunidade contra a violência cotidiana.

QTH (2016)(94’)
Horário: DOMINGO, DIA 29, ÀS 22H
Direção: Alex Tossenberger
Classificação: 12 anos

O cineasta Alex Tossenberger joga luz a um episódio ainda obscuro e negligenciado pela sétima arte de seu país, A Guerra das Malvinas, acompanhando o moroso cotidiano de oficiais à espera do iminente confronto. A direção posta suas câmeras em uma base militar localizada no Canal Beagle, um estreito entre as ilhas e o arquipélago da Terra do Fogo, na ponta do continente sul-americano. Dois jovens fuzileiros (Gonzalo López Jatib e Juan Manuel Barrera) são alocados no posto comando por um oficial não comissionado (Osqui Guzmán) e um cabo (Jorge Sesán). Sem nunca terem disparado um tiro sequer no treinamento, os soldados devem apenas controlar o tráfego marinho dos poucos barcos a passar pela região, perguntando aos comandantes seu QTH – código internacional militar referente a posição de latitude e longitude. O cotidiano, tanto no trabalho, quanto nos muitos momentos de folga, é moroso, e os quatro solitários habitantes da região vivem o medo e a expectativa de um conflito próximo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato