Canal Brasil exibe "Xingu", série que resgata a luta dos irmãos Villas-Bôas pelos direitos indígenas

(Imagem/Divulgação)
O cineasta Cao Hamburguer assinou, em 2010, um longa-metragem sobre a história dos irmãos Villas-Bôas, os primeiros homens brancos a adentrar as reservas indígenas do norte do estado do Mato Grosso e principais responsáveis pela criação do Parque Nacional do Xingu. Dois anos depois, o filme recebeu adaptação e se transformou em uma série de televisão, trazendo cenas inéditas e concedendo mais espaço a alguns personagens de menor relevância na película. O programa foi ao ar pela Rede Globo em 2012 e chega ao Canal Brasil no domingo, 5 de agosto, às 21h, para ser exibido pela primeira vez na televisão fechada.

A série resgata o início do percurso dos três revolucionários expedicionários pelo interior do país em missão ordenada pelo então presidente Getúlio Vargas. Em 1943, o governo organizou um movimento chamado de “Marcha pelo Oeste”, abrindo caminho pelo sul da Amazônia. Os irmãos Villas-Bôas deixaram para trás a formação acadêmica relevante e o sucesso em seus empregos para embarcar em uma aventura sem precedentes Brasil adentro – eles possuíam perfil bastante diferente da maioria dos homens recrutados para a missão, preponderantemente formada por trabalhadores rurais e braçais. Os primeiros a assinar o passaporte foram Cláudio (João Miguel) e Leonardo (Caio Blat), sendo seguidos por Orlando (Felipe Camargo), o mais velho do clã.

A família vive uma experiência sem precedentes pelo centro-oeste do Brasil. Em meio às matas e rios, eles se deparam pela primeira vez com índios da região. No lugar do enfrentamento visado pelas autoridades e por posseiros, desejosos de trazer o chamado progresso à região, escolheram o diálogo e convívio pacífico, buscando entender a língua, os costumes e a relação deles com a natureza. Os irmãos formam um trio de personalidades distintas que se completam de maneira fundamental para o sucesso. Orlando intermedeia os contatos entre locais e o governo. Cláudio é idealista e estabelece relações de fidelidade com os novos conterrâneos; e Leonardo é vibrante e corajoso, mas a juventude pode colocar em risco as conquistas. Sintetizando 20 anos passados pelos irmãos no local, a atração mostra como eles foram figuras cruciais para garantir o direito fundamental dos indígenas à demarcação de suas terras.

ATUALIZAÇÃO:
03/08/2018 ÁS 13:06


Devido a uma alteração na grade, o Canal Brasil não exibirá a série "Xingu" no domingo, dia 5, às 21h, como haviamos comunicado. No mesmo horário, será exibida a série documental "Marcos Valle & Stacey Kent em Tóquio" - em breve divulgaremos mais informações sobre essa atração. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato