Canal Curta! - Destaques da programação de 27 a 31 de agosto

(Imagem/Divulgação)
Duas cantoras poderosas, uma com três discos lançados em sete anos de carreira; outra com uma trajetória de três anos e um álbum lançado. Ava Rocha e Liniker, respectivamente, têm muito a dizer sobre suas visões de mundo e seus processos criativos. Por exemplo, as duas gostam de compor em silêncio absoluto e defendem um engajamento político: “Eu sou uma travesti negra (...). Não tem como não ser político estar em cima de um palco”, diz Liniker. Ava responde: “A nossa geração muitas vezes é encarada como sem muita política. Eu acho o contrário. É uma geração extremamente política. No campo de vista da política cultural, a gente tem transformado o mercado”. A íntegra da conversa entre as duas artistas será exibida pelo Canal Curta! em episódio inédito da série “Palavras Permanecem”, na Quinta do Pensamento, 30, às 23h. A filha do cineasta baiano Glauber Rocha e a cantora e compositora de Araraquara também protagonizam performances inéditas no meio do papo.

Ainda na quinta-feira, às 23h30m, o canal exibe o segundo episódio da série inédita na TV brasileira “O Legado da Coruja”. Produzida pelo Arte France, tradicional canal público franco-alemão, e dirigida pelo cineasta francês Chris Marker, a produção apresenta a herança da Grécia Antiga na civilização ocidental. A coruja, animal que simboliza a busca por conhecimento, aparece como guia nessa jornada, que neste novo episódio abordará a Olimpíada, detalhando a origem da palavra na Grécia Antiga e a sua relevância desde então. Exibida originalmente nas televisões francesa e inglesa, em 1989, a produção foi filmada em cinco cidades, em um período de dois anos, e conta com 59 convidados.

A série “Cale-se - A censura musical no Brasil”, ganha um novo episódio na Segunda da Música, 27, às 20h, mostrando a censura à música popular brasileira na época da Ditadura Militar. “Censurando o Popular” é um dos oito episódios da série, dirigida por Marcus Fernando, que revisita a produção musical brasileira perseguida pelos departamentos de censura nos Anos de Chumbo. Por meio de números musicais históricos ou produzidos especialmente para a série, revela-se o repertório vetado pelos censores e suas motivações mais surpreendentes. Imagens da época e depoimentos de compositores censurados, artistas exilados, advogados, jornalistas e pesquisadores trazem à tona os bastidores da censura musical no Brasil.

Na Quarta de Cinema, 29, a faixa “A Vida é Curta!” mostrará curtas premiados dirigidos por mulheres. Às 20h32, “Abigail” mostra a rotina da mãe de santo Abigail Lopes, radicada no bairro carioca de Campo Grande, que durante a juventude lutou pelo bem-estar dos índios. O curta, de Isabel Penoni e Valentina Homem, representou o Brasil no Festival de Cannes. Em seguida, “Vertières I II III”, de Louise Botkay, apresenta três incursões à história política e social do Haiti pós-independência.

Já às 23h35, também na Quarta de Cinema, a série “Projeções” mostra a experiência de Paulo Sacramento, responsável pela montagem do clássico do cinema brasileiro “Amarelo Manga”. Neste episódio, Sacramento comenta os diferentes gêneros e estéticas em filmes que ele dirigiu, como “Riocorrente” e “O Prisioneiro da Grade de Ferro”. A série “Projeções” é uma produção do Itaú Cultural gentilmente cedida ao Curta! que busca tratar do mais recente cinema expandido brasileiro, em seus diferentes gêneros e formatos.

A poucos meses das eleições de 2018, o Canal Curta! exibe na Sexta da Sociedade, 31, às 22h30, o documentário “O Muro”. Lula Buarque de Hollanda faz, neste longa-metragem, um retrato urgente do atual cenário brasileiro, investigando a polarização que inflamou de forma inédita o país. A produção foi gravada durante as manifestações que tomaram o país nos meses que antecederam o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato