Crianças superdotadas são o tema do Caminhos da Reportagem da TV Brasil

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
Crianças superdotadas são o tema do programa Caminhos da Reportagem, que vai ao ar nesta quinta-feira, dia 30, às 21h45, na TV Brasil. São crianças que se destacam no aprendizado, nas provas, nas lições de casa. E quando o professor questiona a matéria, eles sempre respondem primeiro, e certo. 

 A partir daí, essas crianças vão seguir dois caminhos: ou aprendem a ficar quietos porque ouvem dos professores que eles já sabem tudo ou são enviados para uma avaliação de superdotação e altas habilidades. Mas pelo relato de especialistas ouvidos no Caminhos da Reportagem “Acima da Média”, a grande maioria dos alunos precoces e talentosos trilha o caminho da indiferença.

 “Eu já fui repreendido pela professora quando a corrigi na sala de aula”, diz Guilherme Bensi, de 17 anos. Alguns como Endy Aritwê Ribeiro Pataxó, de 10 anos, recebem reforço para alunos com altas habilidades no Instituto Lecca, no Rio de Janeiro. Outros enfrentam mais dificuldades: desde que Carlos foi avaliado como superdotado, o desafio de Luzia tem sido buscar uma escola que apresente estímulos às altas habilidades do filho. Já Nicole Luz, participante do The Voice Kids, tem altas habilidades na música. A pedagoga especialista em superdotação Flávia dos Santos é uma das que faz atendimento especializado de Brasília.

 Sem desafios, a criança superdotada passa a chamar atenção na escola e em casa por deixar de se interessar pelas matérias. Muitas vezes se deprime, ou passa a ser o aluno bagunceiro da turma.  Supertalentosos em uma ou diversas áreas – exatas, humanas, artes – quando não são encaminhados para uma boa escola pública ou particular, acabam com as altas habilidades desperdiçadas e esquecidas pelo sistema de ensino, o mesmo que deveria ser o primeiro a abraçá-lo.  

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato