Curta! estreia série que mostra artistas como Arnaldo Antunes e Liniker debatendo suas linguagens


Um debate entre artistas sobre suas linguagens e suas experiências com as artes, em suas várias vertentes. É isso que nomes como Arnaldo Antunes, Antonio Cicero, Mariana Lima, Mariana Aydar e Liniker fazem em “Palavras Permanecem”, série documental original que o Curta! estreia na Quinta do Pensamento,16, às 23h. Em cada um dos seis episódios, uma dupla de artistas brasileiros se encontra e conversa sobre seus processos criativos. O resultado é um retrato da intimidade desses artistas, com direito a uma performance inédita e exclusiva ao fim. No programa de estreia, a cantora Ná Ozzetti e o compositor e escritor José Miguel Wisnik revelam como mantêm o brilho nos olhos quando se encontram, mesmo tendo uma parceria que já dura mais de 30 anos. A dupla também presenteia o espectador com um número musical inédito.

Uma dupla responsável por grandes marcos da arquitetura brasileira é tema de outra estreia da semana no canal: o longa-metragem “Os Irmãos Roberto”, que vai ao ar na Terça das Artes, 14, às 22h40. Da mesma geração de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, os irmãos Marcelo, Milton e Maurício foram autores do prédio do aeroporto Santos Dumont. Neste filme, a partir dos depoimentos de diversos arquitetos contemporâneos, reavalia-se a contribuição da dupla, especialmente na formulação de projetos de moradia de classe média que, embora voltados para o mercado, nunca perderam de vista a beleza e o bem-estar dos ocupantes, valores negligenciados pela visível padronização de estilos e materiais nas últimas décadas.

A MPB Calada”, novo episódio da série “Cale-se - A censura musical no Brasil”, estreia na Segunda da Música, 13, às 20h. Os oito episódios da série exploram a produção musical brasileira afetada pelos departamentos de censura durante a Ditadura Militar. Por meio de números musicais históricos ou produzidos para a série, conheceremos o repertório vetado pelos censores e suas motivações mais surpreendentes. Imagens da época e depoimentos de compositores censurados, artistas exilados, advogados, jornalistas e pesquisadores trazem à tona os bastidores da censura musical durante os anos de chumbo.

Na Sexta da Sociedade, 17, às 23h, o Curta! exibe a segunda parte do documentário inédito no Brasil “Revoluções Sexuais”, do historiador e antropólogo Sylvain Desmille. Através de arquivos inéditos e análises de pensadores, a produção mostra as ações feministas que impactaram e transformaram o mundo entre as décadas de 1950 e 2000. Dos movimentos feministas e LBGTs à popularização de métodos anticoncepcionais, a revolução sexual redefiniu as sociedades ao redor do mundo, e Desmille apresenta um olhar sobre o desenvolvimento dessas questões.

Na Quinta do Pensamento, 16, às 23h30, o episódio inédito da série "Alegorias do Brasil" investiga as revoltas e os conflitos que perpassam a história do Brasil e desfazem os mitos de país e povo pacíficos. Em "Conciliação e Conflito", intelectuais, historiadores e representantes da sociedade civil refletem sobre como a conciliação marcou um modo de lidar com as tensões sociais de um país desigual, que adiava o seu enfrentamento, e como lidamos com os conflitos na atualidade.

“Alegorias do Brasil” é a primeira produção do cineasta Murilo Salles idealizada exclusivamente para a TV.  Ao longo de 13 episódios, as alegorias brasileiras - ou seja, as expressões culturais que afirmam a nossa identidade – são colocadas em discussão e analisadas por nomes como Vladimir Safatle, Silviano Santiago, Maria Rita Kehl e Nuno Ramos. A série é uma produção da Cinema Brasil Digital com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE.

Na Quarta de Cinema, 15, às 20h, a faixa “A Vida é Curta!” apresenta filmes de três cineastas. A sessão começa com o curta-metragem de terror “O Duplo”, realização da cineasta paulista Juliana Rojas. A diretora, que foi aclamada em festivais internacionais este ano com o longa-metragem “As Boas Maneiras”, parceria com Marco Dutra, apresenta a apreensão de uma professora ao enxergar um ser idêntico a ela, o seu duplo. Em seguida, é a vez do curta “A Mão Que Afaga”, de Gabriela Amaral Almeida. Em cena, uma operadora de telemarketing planeja uma festa no aniversário de 9 anos de seu único filho, mas seus planos têm poucas chances de dar certo. “3 Minutos”, filme de Ana Luiza Azevedo, com o ator Werner Schünemann no elenco, encerra a programação da semana. O filme discute o efêmero na vida moderna.

Um pouco mais tarde, às 23h40, também na Quarta de Cinema, 15, a série “Projeções” traz o depoimento do jovem cineasta pernambucano Marcelo Pedroso. No episódio, o realizador detalha as descobertas, os fracassos e o processo de criação de suas produções “Pacific” e “Câmera Obscura”. A série “Projeções” é uma produção do Itaú Cultural gentilmente cedida ao Curta! que busca tratar do mais recente cinema expandido brasileiro, em seus diferentes gêneros e formatos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato