Curta! exibe o último episódio da série "Cale-se" na próxima segunda-feira

(Imagem/Divulgação)
O quarto e último episódio sobre MPB da série “Cale-se” que vai ao ar no dia 20 de agosto ás 20h no Curta!,  convida nomes como Joyce e Fátima Guedes a relembrarem o cenário da censura musical sob a ótica feminina. Joyce comenta o caso da sua música “Eternamente grávida”, citando exemplos de palavras usadas na canção que não foram admitidas pelo regime.

O músico Ivan Lins fala sobre a patrulha ideológica que cobrava dos artistas engajamento político, explicando que durante os Anos de Chumbo os artistas acabaram polarizados entre engajados ou adesistas. Ele exemplifica com o caso da música “O amor é meu país”, de 1970, que fez com que fosse taxado de ufanista, e acabasse sofrendo outra censura: a patrulha dos jornalistas e militantes de esquerda.

Já o pesquisador Ricardo Cravo Albin conta que em 79 foi criado o Conselho Superior da Censura, uma espécie de segunda instância que reunia membros do governo e da sociedade civil. E explica como foi a sua atuação nesse conselho, quando emitiu diversos pareceres defendendo a liberação de canções.

Encerrando o episódio, artistas e especialistas debatem como a MPB foi afetada pela censura, refletindo sobre o quanto a Ditadura prejudicou a produção musical do país. E Zé Luiz Mazziotti e Fátima Guedes relembram a canção “Mestre Salas dos Mares”.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato