Diretor russo Karen Shakhnazarov revela sua visão de mundo no Singulares da TV Brasil

(Imagem/Divulgação)
O cineasta Karen Shakhnazarov é o entrevistado desta quinta (16) do programa Singulares, às 21h15, na TV Brasil. O diretor viveu de perto um dos momentos mais emblemáticos do século XX: o auge e a queda do sistema comunista na Rússia.

Com cerca de quatro décadas de trajetória no universo do cinema, o convidado comenta os principais longas-metragens de sua carreira, analisa o papel do diretor na realização de um filme, além de explicar como a cultura soviética influenciou a sua arte.

Trajetória com reconhecimento internacional

Karen Shakhnazarov estudou na Universidade Panrusa Guerásimov de Cinematografia, em Moscou, na Rússia, apontada como a primeira escola de cinema oficial da Europa. Em mais de 30 anos de sétima arte, o cineasta dirigiu cerca de vinte filmes, maioria de longa-metragem.

Premiado em diversas ocasiões, o produtor, roteirista e diretor russo teve dois de seus filmes selecionados para concorrer a uma vaga no Oscar, entre eles o aclamado "Tigre Branco" (2012). A obra representou a Rússia na disputa pela estatueta de Melhor Filme Estrangeiro.

Paralela à sua carreira de cineasta, Shakhnazarov dirige o histórico estúdio Mosfilm, apontado como uma das maiores empresas produtoras de conteúdo audiovisual da Europa atualmente. O estúdio fomentou o cinema soviético de mestres da sétima arte como Serguei Eisenstein e Andrei Tarkovsky.

Filmografia teve sessão com clássicos na programação dda TV Brasil

Em fevereiro, a emissora pública reformulou sua faixa de cinema com a apresentação de grandes produções da sétima arte de segunda a quinta-feira, sempre às 23h45. O horário contempla sucessos do cinema brasileiro com reconhecimento internacional e filmes estrangeiros premiados.

Naquela oportunidade, a estreia da sessão Cine Mundial, às segundas com longas do exterior, levou ao ar o elogiado "Tigre Branco" (2012), primeiro filme da Mostra Karen Shakhnazarov. Com elementos de ação, drama e fantasia, a trama é ambientada no final da Segunda Guerra Mundial, em meio ao avanço das tropas soviéticas sobre Berlim.

Concentrada na filmografia do diretor russo, a seleção reuniu ainda outras quatro produções do cineasta: "Noite de Inverno em Gagra" (1985), "A Filha Americana" (1990), "Sonhos" (1993) e "Cidade dos Ventos" (2007).

Viagem ao país para o lançamento de "Anna Karenina: a história de Vronsky"

Este ano, Karen Shakhnazarov veio ao Brasil para promover o lançamento de seu novo filme "Anna Karenina: a história de Vronsky" (2018). Adaptação do romance de Liev Tolstói e de "Notas de um médico sobre a Guerra Russo-Japonesa" de Vikenty Veresaev, o clássico já foi protagonizado por atrizes como Greta Garbo, Vivien Leigh, Tatiana Samoilova e Keira Knightley.

Na versão recente realizada por Shakhnazarov, a trágica história de amor e adultério traz uma peculiaridade. A obra apresenta uma perspectiva diferente para a trama: o roteiro do experiente diretor russo conta a história do ponto de vista do conde Vronsky.

Durante sua estadia no país, entre o final de maio e o início de junho, o cineasta gravou esse depoimento exclusivo para o programa Singulares da TV Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato