Arqueologia é o tema do Um olhar sobre o mundo da TV Brasil

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
O incêndio do Museu Nacional destruiu muitos tesouros históricos, entre ele o crânio de Luzia, considerado o fóssil humano mais antigo encontrado na América, com 11 mil e 300 anos. Para colocar essa tragédia em perspectiva, o jornalista Moisés Rabinovici entrevista no Um olhar sobre mundo o geoarqueólogo André Strauss. Ele trabalhou na mesma região do sítio arqueológico onde Luzia foi descoberta como coordenador do projeto “Morte e vida na Lapa do Santo”. Um olhar sobre o mundo vai ao ar pela TV Brasil, na segunda-feira, dia 24, às 21h45.  

Strauss, que é mestre em genética e biologia evolutiva pela USP, revela que o crânio de Luzia teve sua idade determinada por uma técnica chamada datação associada: “Você data os carvões de fogueira que estavam próximos ao esqueleto e infere que o fóssil teria a mesma idade que eles. [...] Como é uma data estimada, ela pode variar dependendo como você olha para questão e alguns colegas a colocam num período mais recente”. 

Dessa maneira, é possível que outros fósseis da região, datados entre 10 mil e 8 mil anos, não estejam tão distantes assim do título de mais antigo da América. O arqueólogo lembra que “a diferença de idade não é tão importante, o importante são as informações que esses esqueletos nos permitem obter sobre os grupos que habitavam o Brasil central nesse período geológico”.

Algumas dessas informações são a origem e a distinção entre o povo do qual Luzia fazia parte e o que deu origem aos índios do Brasil atual. “Os dois grupos vieram pelo Estreito de Bering [...] Em nenhum lugar da América se imagina que havia um grupo humano que não veio da Ásia”, explica Strauss. 

O pesquisador também relata uma das teses mais recentes sobre o povo de Luzia: “Esses grupos que estavam em Lagoa Santa, dos quais a Luzia é a representante mais famosa mas não a única, apresentam uma morfologia craniana muito diferente e portanto representariam a chegada na América de populações sem uma relação direta com os grupos que deram origem à diversidade ameríndia atual”.

Nesse contexto, a região de Lagoa Santa, em Minas Gerais, é importante porque suas cavernas de calcário preservam bem os esqueletos humanos. Como conta o pesquisador, Lagoa Santa se insere na história da arqueologia com a chegada do pai da paleontologia brasileira. “O naturalista dinamarquês Peter Lund é atraído para Lagoa Santa por descrições de fósseis encontrados durante a exploração mineral e nunca mais volta para Dinamarca”, conta o pesquisador.

O âncora do Um olhar sobre o mundo também tem uma relação especial com Lagoa Santa. Quando jovem, Rabinovici chegou a participar de escavações na região, onde encontrou um crânio que depois foi datado de 10 mil anos por testes de carbono 14.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato