Canal Brasil - Filmes em destaque na programação de 24 a 30 de setembro

(Imagem/Divulgação Canal Brasil)
Conheça os filmes em destaque na programação do Canal Brasil de 24 a 30 de setembro.

Vidas Secas (1963) (101’)
Horário: SEGUNDA, DIA 24, À 0H15
Direção: Nelson Pereira dos Santos 
Classificação: Livre

Sinopse: Adaptação da obra homônima de Graciliano Ramos. Em foco, estão características atemporais de uma triste realidade: injustiça social, miséria, fome, desigualdade e seca. Considerada um marco do Cinema Novo, é a única representante brasileira presente na lista de produções fundamentais para uma cinemateca segundo o British Film Institute. O título conquistou o Prêmio OCIC e foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1964; além de ter sido aclamado em eventos por todo o mundo.

A trama aborda a comovente história do retirante Fabiano (Átila Iório) e sua cadela Baleia. A família do protagonista parte pelo sertão em busca de melhores condições de vida. Pelo caminho, encontram uma casa abandonada e por lá se estabelecem. Após passarem por mais dificuldades, iniciam uma nova jornada e, para não morrerem de fome, precisarão tomar atitudes drásticas. A saga é contada com poucas falas e planos longos, utilizando uma fotografia em preto e branco – assinada por Luiz Carlos Barreto – que é fiel à aridez da caatinga.

Todo Clichê do Amor (2018) (84’)
Horário: TERÇA, DIA 25, ÀS 22H
Direção: Rafael Primot
Classificação: 16 anos

Sinopse: O título do filme de Rafael Primot sugere uma trama romântica repleta dos clichês e lugares-comuns do gênero. Dramas por uma separação, relacionamentos impossíveis de serem concretizados, juras de amor eterno e paixões à primeira vista acalentam, com frequência, as narrativas das películas desse estilo. O diretor paulista, no entanto, traz para suas lentes uma visão completamente subvertida desse espectro, contando três inusitadas histórias de afeto nada convencionais e opostas à insinuação do nome escolhido para batizar a obra. Coproduzida pelo Canal Brasil em parceria com a Enkapothado Produções Artísticas e Muk Produções, a película é estrelada por Maria Luisa Mendonça, Débora Falabella, Marjorie Estiano e Eucir de Souza.

O roteiro traz três histórias distintas conectadas apenas pelo tema do amor em suas mais diversas manifestações. Lia (Marjorie Estiano) é uma prostituta especializada em satisfazer os fetiches mais agressivos de seus clientes. A postura sadomasoquista, no entanto, maquia seu maior desejo: tornar-se mãe de um filho criado com o marido, um ator de filmes adultos. Léo (interpretado pelo diretor Rafael Primot) vive um triângulo amoroso disfuncional com Helen (Débora Falabella), uma tímida garçonete de uma pequena lanchonete, e Sofia (Gilda Nomacce), colega de trabalho da moça. A viúva (Maria Luisa Mendonça), mulher amarga com a vida e enfrentando a depressão da perda do cônjuge, sempre foi distante da enteada (Amanda Mirásci) e decide tentar a aproximação durante o velório do marido e pai da jovem, grávida de oito meses.

A Despedida (2016) (93’)
Horário: QUARTA, DIA 26, ÀS 22H
Direção: Marcelo Galvão
Classificação: 14 anos

Sinopse: Almirante (Nelson Xavier) tem 92 anos e sente que o fim está próximo. Por isso ele decide se despedir de tudo e todos e desfrutar aquele que pode ser seu último prazer: uma intensa noite de amor com Fátima (Juliana Paes), sua amante de 37 anos.

Pendular (2017) (108’)
Horário: QUINTA, DIA 27, ÀS 22H
Direção: Julia Murat
Classificação: 12 anos

Sinopse: “Pendular” é inspirado no espetáculo Rest Energy, idealizado pela icônica artista performática Marina Abramovic na década de 1980, no qual a performer tinha uma flecha apontada para seu peito e precisava confiar totalmente em seu colega de cena para escapar da morte. Baseada nisso, Julia Murat disserta sobre os pontos de tensão e vulnerabilidade do relacionamento entre dois protagonistas anônimos em um ambiente em que arte e intimidade se misturam.

Um galpão abandonado é o único cenário do longa-metragem e resume a totalidade do universo de dois artistas casados: Ela (Raquel Karro) é uma dançarina e precisa de espaço para praticar os passos dos seus espetáculos e Ele (Rodrigo Bolzan) construiu um ateliê para elaborar suas esculturas. Apenas uma fita laranja separa os ambientes de trabalho e os muitos espaços vazios são preenchidos com poucos móveis.

O Último Comandante (2010) (96’)
Horário: SEXTA, DIA 28, ÀS 20H
INÉDITO E EXCLUSIVO
Direção: Vicente Ferraz e Isabel Martinez
Classificação: 14 anos

Sinopse: A revolução sandinista é um marco fundamental da história da Nicarágua. Capitaneada pela Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), a revolta de ideais socialistas finalmente chegou ao poder em 1979 após mais de duas décadas de conflitos entre revolucionários e forças oficiais do governo. A nicaraguense Isabel Martinez viveu de perto as agruras desse conflito – ela nasceu na Costa Rica mas morou no país vizinho a maior parte de sua vida, além de ter sido criada por pais que faziam parte da resistência rebelde. Do Brasil, Vicente Ferraz acompanhou o conflito e, 20 anos após seu término, os cineastas se juntaram para contar, em forma de ficção, um pouco da muitas vezes negligenciada história da pequena nação centro-americana.

O filme mescla cenas de drama e documentais para reviver um pouco da história da Nicarágua. O roteiro conta a trajetória de Paco Jarquín, personagem fictício tido como o mais carismático e combativo comandante da FSLN; um homem que, diferentemente dos seus companheiros de guerrilha, escolheu abdicar de seu passado memorável como combatente e passar o resto de seus dias no anonimato como um ordinário professor de dança. Considerado um híbrido entre os revolucionários Gue Guevara, em Cuba, e Eden Pastora, do próprio país centro-americano, o protagonista era conhecido como uma figura mítica e impossível de ser encontrada. Seu disfarce, no entanto, está prestes a ser desmascarado.

A História da Eternidade (2014) (121’)
Horário: SÁBADO, DIA 29, ÀS 22H
Direção: Camilo Cavalcante
Classificação: 16 anos

Sinopse: No sertão, várias pessoas de diferentes idades compartilham sobrenome e muitos sentimentos. Cada um à sua maneira, eles amam e desejam ardentemente. Alfonsina (Débora Ingrid) tem 15 anos e sonha conhecer o mar. Querência (Marcélia Cartaxo) está na faixa dos 40. Das Dores (Zezita Matos) já no fim da vida, recebe o neto após um passado turbulento.

Houve Uma Vez Dois Verões (2002) (75’)
Horário: SÁBADO, DIA 22, ÀS 22H
Direção: Jorge Furtado
Classificação: 14 anos

Sinopse: Chico (André Arteche) é um jovem ingênuo que acredita que um dia encontrará o grande amor de sua vida. Roza (Ana Maria Mainieri) é uma jovem que só pensa em conseguir dinheiro suficiente para realizar sua sonhada viagem para a Austrália. Eles se encontram por acaso e, juntos, vivem uma intensa paixão. Porém várias reviravoltas do destino ainda irão influir no relacionamento deles.

As Cores da Montanha (2010) (93’)
Horário: DOMINGO, DIA 30, ÀS 22H
INÉDITO E EXCLUSIVO
Direção: Carlos César Arbeláez
Classificação: 14 anos

Sinopse: A guerra civil colombiana entre o exército local, forças revolucionárias e milícias paramilitares são alvos frequentes da sétima arte do país sul-americano. A produção local se baseia, na maioria das películas locais, em narrativas de drama e ação para mostrar como os conflitos armados afetam a vida da população. O filme de estreia do cineasta Carlos César Arbeláez, no entanto, utiliza a contenda como pano de fundo para demonstrar de forma sutil os efeitos da violência e da extensão das pelejas na vida de uma criança alheia aos problemas políticos de sua pátria. Premiada em festivais nacionais e em mostras realizadas na Suíça, Índia, Espanha e nos Estados Unidos, a obra traz Hernán Mauricio Ocampo, Nolberto Sánchez e Genaro Aristizábal no elenco.

Manuel (Hernán Mauricio Ocampo) é um menino de nove anos, morador de La Pradera, uma zona rural e simples do interior da Colômbia, cujo maior sonho é se tornar goleiro profissional. Todos os dias, ele reúne o time com os amigos da escola, entre eles, Julián (Nolberto Sánchez) e Poca Luz (Genaro Aristizábal), para disputar partidas em um gramado abandonado próximo à sua casa. No dia de seu aniversário, ele ganha do pai, Ernesto (Hernán Méndez), uma bola de futebol e novas luvas para melhorar sua performance como arqueiro, mas o presente dura pouco tempo. Em meio a uma partida, a pelota é jogada para longe e cai em um terreno minado, onde todos são proibidos de pisar. E, assim, o pequeno descobre como a guerra civil vivida pelo seu país há tantos anos afeta sua rotina mesmo sem que ele tenha qualquer parte no confronto.

Juan e a Bailarina (2013) (95’)
Horário: DOMINGO, DIA 23, ÀS 22H
INÉDITO E EXCLUSIVO 
Classificação: 12 anos

Sinopse: Um antigo asilo de Buenos Aires, capital argentina, é a casa de dezenas de idosos sem um lar próprio. Lá mora Juan (Arturo Goetz), um homem sem muitas esperanças para o restante de sua existência, com rotina comumente confinada às paredes de seu pequeno quarto. O aposentado espera conformado pelo fim da vida até a chegada de Alicia (Marilu Marini), uma mulher afastada do neto pela nora e largada na porta da casa de repouso contra a própria vontade. A presença da ex-bailarina alimenta uma paixão instantânea em um personagem já sem muito gosto pelo cotidiano, mas a nova inquilina apresenta dificuldades para se integrar aos costumes do lugar, cujo único contato com o mundo exterior é feito a partir de um velho aparelho de televisão e um ainda mais antigo rádio a pilha.

O dia a dia de colossal marasmo é interrompido por uma notícia bombástica anunciada na voz ruidosa de um narrador na rádio: a Igreja Católica havia produzido um clone de Jesus Cristo com o objetivo de trazer novamente o messias do cristianismo ao mundo terreno. A réplica humana, no entanto, contraiu uma grave enfermidade e precisa de ajuda, atraindo o desejo dos moradores do asilo de ajudá-lo em prol da salvação. Tudo isso fica ainda mais complicado com a saída da enfermeira responsável pelo local, em férias, substituída pelo filho apelidado de “bruxa” pelos moradores. Em um cenário de possível drama, o roteiro encontra pitadas de bom humor para mostrar a rotina de uma casa de repouso como um lugar repleto de idiossincrasias e longe do estereótipo de depressão e doenças incuráveis.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato