Home Top Ad

Na TV Brasil, Mídia em Foco discute o podcasting

Share:

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
A crescente popularidade do formato podcast é o tema do programa Mídia em Foco, que vai ao ar na segunda-feira, dia 3, às 22h45, na TV Brasil. O podcasting, que é a junção das palavras ipod com broadcasting, é um meio de publicação de arquivos digitais. 

Criado no início dos anos 2000, o podcasting provocou uma revolução na transmissão e no consumo de áudio pela internet. Além de permitir que qualquer pessoa tenha seu próprio programa de rádio, o sistema possibilita que os inscritos recebam conteúdo automaticamente conforme surgem novas publicações.

O programa Mídia em Foco conversou com três especialista em podcasting. “As pessoas estão aprendendo cada vez mais, se habituando a ouvir coisas no carro. Ou liga o celular no carro, ou leva um pen drive. Ou seja, acham uma alternativa para a programação de rádio, que está ali a disposição no aparelho que tem no carro. E as pessoas, a médio e longo prazo sempre encaixam hábitos em suas vidas”, diz Leandro Iamin, jornalista, podcaster e sócio da produtora Central 3.

Para o jornalista Thiago Barbosa, da rádio CBN, o crescimento do podcast está ligado diretamente à necessidade das pessoas nesse formato. “Eu acho que da mesma forma que as pessoas cada vez mais assistem TV de uma maneira não linear, assinando Globo Play, assinando Netflix, também as pessoas vão ouvir rádio de uma maneira não linear”, afirma.

O jornalista Lúcio Luiz, que é podcaster (quem faz ou grava podcasts) do Papo de Gordo, observa que um das características do podcast é atingir nichos com grande facilidade. “Existem podcasts generalistas, podcasts que têm uma audiência muito grande, falam sobre assuntos variados, mas você vai encontrar podcasts sobre temas muito específicos”, diz.

Um dos primeiros podcasts da história foi The Daily Source Code de Adam Curry, lançado em agosto de 2004. O primeiro podcast brasileiro foi Digital Minds de Danilo Medeiros, criado em outubro de 2004. Depois vieram o podcast do Gui Leite, Perhappiness de Rodrigo Stulzer, Pod Sem Fio de Bia Kunze entre outros. Eles se assemelhavam aos programas de rádio ao vivo com pouca edição. A partir de 2006 surgem novos podcasts com uma linguagem mais informal e boa dose de humor como Nerdcast e Melhores do Mundo.

O podcasting enfrentou algumas crises principalmente pelas limitações técnicas que havia quando surgiram os primeiros podcasts. O acesso mais amplo e veloz à internet e a disseminação dos dispositivos móveis como smartphones e tablets agilizam e facilitam o consumo de conteúdo digital. Surge então um cenário mais promissor para o podcast no Brasil e no mundo.




Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.