Home Top Ad

Na TV Brasil, Todas as Bossas apresenta grupo Os Matutos

Share:

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
O programa Todas as Bossas deste sábado, dia 15, apresenta o grupo Os Matutos. Criado em 2002 por nove músicos de Cordeiro, município fluminense, o grupo tem uma musicalidade que passeia por choros, polcas e maxixes. O Todas as Bossas vai ao ar às 22h, na TV Brasil

Com o nome inspirado no tango Matuto, de Ernesto Nazareth, o grupo apresenta um repertório de músicas autorais. No programa, eles tocam 17 músicas.  Músicos, pesquisadores e professores, os integrantes do grupo Os Matutos saíram de Cordeiro para ganhar o mundo com a difusão do choro. Foram alunos da Escola Portátil de Música – um programa de educação musical para alunos do Rio – a partir de 2002 e hoje são professores no mesmo projeto. 

 Os integrantes do grupo viajaram por fazendas do interior fluminense em busca de partituras desconhecidas, resgatando polcas, maxixes e choros. Com sua atuação, colecionam prêmios e a participação, em 2005, no documentário “Brasileirinho”, do finlandês Mika Kaurismäki.  Alguns de seus componentes já dividiram estúdios de gravação com Maria Bethânia, Zeca Pagodinho, Chico Buarque e Martinho da Vila. 

 A orquestra de ritmos genuinamente brasileiros é integrada por nove músicos que iniciaram cedo na carreira. O trompetista Aquiles Moraes, por exemplo, ingressou aos oito anos na Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense. Everson Moraes toca trombone  desde os 14 anos, e Lucas Oliveira, cavaquinho desde os 10 anos. O último a se juntar ao Os Matutos foi Pablo Carrilho, que toca violão de 6 cordas e é neto do flautista Álvaro Carrilho. O grupo é coordenado por Tadeu Santinho, na flauta e flautim, que também dirige em Cordeiro o Instituto Agenor Bens.




Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.