Na TV Brasil, Todas as Bossas apresenta grupo Os Matutos

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
O programa Todas as Bossas deste sábado, dia 15, apresenta o grupo Os Matutos. Criado em 2002 por nove músicos de Cordeiro, município fluminense, o grupo tem uma musicalidade que passeia por choros, polcas e maxixes. O Todas as Bossas vai ao ar às 22h, na TV Brasil

Com o nome inspirado no tango Matuto, de Ernesto Nazareth, o grupo apresenta um repertório de músicas autorais. No programa, eles tocam 17 músicas.  Músicos, pesquisadores e professores, os integrantes do grupo Os Matutos saíram de Cordeiro para ganhar o mundo com a difusão do choro. Foram alunos da Escola Portátil de Música – um programa de educação musical para alunos do Rio – a partir de 2002 e hoje são professores no mesmo projeto. 

 Os integrantes do grupo viajaram por fazendas do interior fluminense em busca de partituras desconhecidas, resgatando polcas, maxixes e choros. Com sua atuação, colecionam prêmios e a participação, em 2005, no documentário “Brasileirinho”, do finlandês Mika Kaurismäki.  Alguns de seus componentes já dividiram estúdios de gravação com Maria Bethânia, Zeca Pagodinho, Chico Buarque e Martinho da Vila. 

 A orquestra de ritmos genuinamente brasileiros é integrada por nove músicos que iniciaram cedo na carreira. O trompetista Aquiles Moraes, por exemplo, ingressou aos oito anos na Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense. Everson Moraes toca trombone  desde os 14 anos, e Lucas Oliveira, cavaquinho desde os 10 anos. O último a se juntar ao Os Matutos foi Pablo Carrilho, que toca violão de 6 cordas e é neto do flautista Álvaro Carrilho. O grupo é coordenado por Tadeu Santinho, na flauta e flautim, que também dirige em Cordeiro o Instituto Agenor Bens.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato