“A democracia vai nos tirar dessa chuva ácida, vai nos salvar”, diz ex-ministro Ayres Britto sobre o cenário eleitoral

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
O ex-ministro do STF Carlos Ayres Britto falou sobre a importância do voto e do papel dos brasileiros no processo eleitoral. Em entrevista ao programa Conversa com Roseann Kennedy, Ayres Britto reforçou a importância do pleito e ressaltou que além do direito, o voto é uma responsabilidade. Conversa com Roseann Kennedy vai ao ar na segunda-feira, dia 15, às 21h15, na TV Brasil.

O recado do ex-ministro veio em tom de alerta. “O eleitor tem o dever de livrar essa respeitável senhora de nome política, livrar das más companhias. Senão, ele vai votar errado e será, ao mesmo tempo, vítima e cúmplice de sua própria desgraça", completou. Ayres Britto avalia que principalmente nesta fase conturbada, cada um deve bater no peito e dizer "meu melhor amigo é o Brasil". 

Ayres Britto, que foi ministro do Supremo Tribunal entre 2003 e 2012, diz que acredita num novo país, um Brasil unido e se diz confiante. "Acredito por causa da democracia. Agora, ela não vem por nocaute, ela vence por acúmulo de pontos. A democracia vai nos tirar dessa chuva ácida, vai nos salvar. Sou um otimista e não estou delirando não.”  

Apesar de esperançoso, o jurista acredita que o momento é de ter cautela e revela que vê ameaça às instituições. "Vejo (ameaça às instituições). O brasileiro tem esse viés, esse desvio de colocar as instituições debaixo do braço e roubar a cena delas". E completa:  "Eu me preocupo. Eu acho que a democracia é o melhor arquiteto, é o melhor engenheiro, o melhor mestre de obras, no sentido de arquitetar as instituições. Porque as instituições são o reino da impessoalidade." 

Ao comentar a controversa ideia de se elaborar uma nova Constituição, (fato já descartado pelos dois candidatos ao segundo turno), Ayres Britto declarou: "Tremo nas bases (quando falam em nova Constituição). Nenhuma Constituição que se dê ao respeito dispõe dos seus próprios funerais". O ex-ministro acredita que manter o respeito e as instituições fortes são premissas de uma sociedade e conclui: "Povo civilizado é o que gravita em torno de instituições." 

Jurista, conferencista e poeta, autor de vários livros jurídicos e de poesia, Ayres Britto teve sua passagem no STF marcada pela literatura e filosofia. Sua proximidade com as artes, sempre lhe renderam votos firmes e poéticos. Poemas que ele faz questão de relembrar nesta entrevista.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato