'Partituras' da TV Brasil exibe espetáculo em homenagem ao compositor francês François Couperin

Imagem/Divulgação TV Brasil
O programa Partituras de domingo, dia 28, exibe espetáculo em homenagem aos 350 anos de nascimento do compositor francês François Couperin. O concerto põe em cena  o cravista francês Olivier Baumont, um dos maiores especialistas na obra do artista; a idealizadora Rosana Lanzelotte (cravo) e a teorbista Silvana Scarinci. Partituras vai ao ar ao meio-dia e meia, na TV Brasil
 
“Apoteose de Couperin – 350 anos” foi gravado na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, e é narrado com textos de autores franceses, que descrevem os cantos, as danças e as práticas do índios tupinambás, revividos por seis bailarinos do Centro de Artes da Maré. François Couperin é considerado o principal compositor do barroco francês. 

Couperin foi testemunha de uma das disputas  mais famosas da história de música, que opôs o estilo francês ao italiano, dominante na Europa do século 17. “O gosto italiano e o gosto francês dividem há muito tempo a república da música”, afirmou o compositor em 1724, quando escreveu a Apoteose de Lully. A obra é uma alegoria da chegada de Lully ao Parnasso, onde se reconcilia com Corelli, o principal nome do barroco italiano na época.

No espetáculo, esta e outras peças de Couperin são contextualizadas por narração e elementos cênicos, recursos habitualmente utilizados nos espetáculos do Circuito Musica Brasilis, série idealizada em 2009 por Rosana Lanzelotte. 

Textos de autores franceses que, desde o século 16, descrevem os cantos, as danças e as práticas dos índios tupinambás serão revividos pela atriz Helena Varvaki e um conjunto de seis bailarinos egressos do Centro de Artes da Maré, local que abriga a Escola Livre de Dança da Maré e é sede do grupo da coreógrafa Lia Rodrigues. A roteiro é de Rosana e a direção cênica fica a cargo de Manoel Prazeres.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato