Solano Trindade, rotas da escravidão e a história do Quilombo dos Palmares estão em destaque no Curta!

(Imagem/Divulgação Curta!)
O Curta! antecipa a celebração do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, e o aniversário de 6 anos no ar, também em novembro, e apresenta desde outubro uma programação especial com conteúdos relacionados ao tema.

A trajetória do poeta e ativista político Solano Trindade abre a programação. Seu perfil é traçado no episódio inédito de “República da Poesia”, série exclusiva do Curta!. Filho de um sapateiro e de uma quituteira, Solano Trindade fez dos seus versos uma arma contra as injustiças do mundo. Ney Matogrosso, Jorge Mautner e Ruth de Souza participam da produção e comentam a trajetória do poeta, um dos fundadores do Congresso Afro-Brasileiro. Quinta do Pensamento, 18 de outubro, às 20h.

No dia seguinte, estreia na TV brasileira, com exclusividade no Curta!, a série francesa “Rotas da Escravidão”. Ao longo de quatro episódios, a produção revela como o sistema escravista, instalado no continente africano pelos países europeus, desencadeou a comercialização em série de seres humanos e resultou em mais de 20 milhões de africanos escravizados ao redor do planeta. O primeiro episódio passa por 700 anos de história e mostra como as populações subsaarianas se tornaram, ao longo dos séculos, a principal “matéria-prima” do tráfico de escravos da História. Sexta da Sociedade, 19 de outubro, às 23h.

A história do Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência à ordem colonial escravocrata no Brasil, é o tema da série exclusiva do Curta! “Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana”. Ao longo de cinco episódios, ela revela como o quilombo instalado na Serra da Barriga, entre Alagoas e Pernambuco, foi o mais combatido e também o mais duradouro, se transformando em referência permanente da luta contra o racismo e a desigualdade social. Dirigida por José Carlos Asbeg e Luiz Arnaldo Campos, a série foi produzida com exclusividade para o Curta! com financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE. Sexta da Sociedade, 16 de novembro, às 23h.

A carreira de um dos mais criativos arranjadores brasileiros é destaque em “Erlon Chaves: Maestro do Veneno”, também produzido com exclusividade para o Curta! com financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual. O documentário narra a trajetória plural do artista que começou a carreira no rádio, trabalhou como arranjador e compositor de trilhas para TV e cinema e foi precursor da soul music no Brasil com a banda Veneno. Imagens de arquivo, depoimentos, encontros musicais e recriações sonoras ajudam a contar a história. Estreia na Segunda da Música, 19 de novembro, às 22h35.

O cineasta e pesquisador mineiro Joel Zito Araújo - conhecido pelos documentários "Raça", "A negação do Brasil" e "Cinderelas, lobos e um príncipe encantado - é tema do segundo episódio da série exclusiva e inédita "Nós, os documentaristas", que mostra a produção e o pensamento de diretores que se debruçam sobre a realidade brasileira. Em seus filmes, Araújo questiona o mito da democracia racial no Brasil e investiga mecanismos de segregação. A entrevista é conduzida pela documentarista Susanna Lira. Estreia na Quarta do Cinema, 28, às 23h30.

Quinta do Pensamento - 18/10

20h – “República da Poesia” (Série) – Episódio “Solano Trindade”

Solano Trindade fazia dos seus versos uma arma contra as injustiças do mundo. Recifense do Bairro de São José, filho de um sapateiro e uma quituteira, Francisco Solano Trindade foi poeta, ativista político e artista múltiplo. Diretor: Beto Viana. Duração: 45 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 19 de outubro, sexta-feira, à 0h; 21 de outubro, domingo, à 0h.
 
Sexta da Sociedade - 19/10

23h - “Rotas da Escravidão” (Série) – Episódio “476 - 1375: Além do Deserto”

O primeiro episódio da série conta 700 anos de história e revela como as populações subsaarianas se tornaram, ao longo dos séculos, a principal “matéria-prima” do tráfico de escravos da História. Diretores: Daniel Cattier, Fanny Glissant e Juan Gélas. Duração: 52 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 20 de outubro, sábado, às 3h10 e às 12h; 21 de outubro, domingo, à 23h; 22 de outubro, segunda-feira, às 17h.

Quarta de Cinema - 16/11

23h – “Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana” (Série) – Episódio

A história e a importância simbólica do Quilombo dos Palmares, referência permanente da luta contra o racismo e a desigualdade social. Instalado na Serra da Barriga, entre Alagoas e Pernambuco, foi o quilombo mais combatido e também o mais duradouro. Diretores: José Carlos Asbeg e Luiz Arnaldo Campos. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 17 de novembro, sábado, às 3h; 18 de novembro, domingo, 0h.

Segunda da Música - 19/11

22h35 – “Erlon Chaves: Maestro do Veneno” (Documentário)

A carreira de um dos mais criativos arranjadores brasileiros: Erlon Chaves (1933 -1974). O filme mostra o seu início de carreira no rádio, os trabalhos de arranjador e de compositor de trilhas para a TV e o cinema e seu pioneirismo na soul music brasileira, com a banda Veneno. Traz imagens de arquivo, depoimentos, encontros musicais e recriações sonoras. Diretor: Alessandro Gamo. Duração: 72 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 24 de novembro, sábado, às 22h; 25 de novembro, domingo, às 11h.

Quarta de Cinema - 28/11

23h30 – "Nós, os documentaristas” (Série) – Episódio “Joel Zito Araújo”

O cineasta e pesquisador mineiro Joel Zito Araújo - conhecido pelos documentários "Raça", "A negação do Brasil" e "Cinderelas, lobos e um príncipe encantado - é tema do segundo episódio da série exclusiva e inédita "Nós, os documentaristas", que mostra a produção e o pensamento de diretores que se debruçam sobre a realidade brasileira. Em seus filmes, Araújo questiona o mito da democracia racial no Brasil e investiga mecanismos de segregação. A entrevista é conduzida pela documentarista Susanna Lira. Diretora: Susanna Lira. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 1º de dezembro, sábado, às 20h45; 2 de dezembro, domingo, às 10h.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato