A Galeria de Adriana Varejão, no Instituto Inhotim, é destaque em episódio inédito de Arquitetos no Canal Curta!

Imagem/Divulgação GF
Nesta terça-feira, 13 de novembro, às 20 horas, a série Arquitetos, da GRIFA FILMES, continua o passeio pelo Instituto Inhotim, museu a céu aberto na cidade mineira de Brumadinho, que que abriga um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo. O episódio inédito TACOA apresenta o escritório de arquitetura que projetou o pavilhão da Galeria Adriana Varejão. Os sócios da TACOA, Rodrigo Cerviño Lopez e Fernando Falcon, comentam como o espaço reflete a escola arquitetônica paulista, mas levando em consideração a paisagem mineira do local. 

Dirigida por Herbert Henning, com produção executiva de Fernando Dias e Mauricio Dias, a série Arquitetos tem curadoria de Guilherme Wisnik, arquiteto e professor da FAU/USP. Responsável pela seleção dos temas dos programas, Wisnik faz, em cada episódio, uma breve explanação sobre as características dos arquitetos e as principais obras criadas pelos escritórios. Os episódios apresentam o pensamento de importantes arquitetos que vivem no Brasil, traduzido por meio de seus projetos e obras.   

Este programa tem reapresentação na terça-feira, 13 de novembro, à meia-noite, quarta-feira, 14 de novembro, às 14 horas, e sábado, 17 de novembro, às 21h30.

TACOA é um escritório de São Paulo que pensa a arquitetura na fronteira com as artes plásticas. Além do espaço no Instituto Inhotim, projetaram também o Galpão da Galeria Fortes Vilaça, em São Paulo, e a nova sede do MIS- Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro.  “Eles trabalham com galerias, projetos de espaços expositivos, pavilhão em Inhotim, e pensam o projeto arquitetônico como uma interferência plástica na realidade”, afirma Guilherme Wisnik. “Eles trazem o acervo da arquitetura brutalista de São Paulo, grandes estruturas de concreto armado e aparente, e jogam essa questão no plano da subjetividade e da interferência autoral plástica”. 

Rodrigo Lopez explica que o prédio da Galeria Adriana Varejão é um volume de concreto inserido no morro para reproduzir a topografia original do terreno. A escolha do concreto aparente e o formato regular são inspirados na escola paulista de arquitetura, mas o resultado apresentas influências dos morros mineiros e das pedras da paisagem do carioca. “Ele é um edifício paulista celebrando o Rio de Janeiro em Minas Gerais”, completa.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato