TV paga vai ganhar versão brasileira do canal CNN

Imagem/Divulgação CNN
A CNN Brasil será lançada neste ano, como canal de notícias multiplataforma, mas não será programada pela Turner no país. A marca foi licenciada para uma empresa brasileira liderada pelo jornalista Douglas Tavolaro, ex-vice-presidente de jornalismo no Grupo Record, e pelo empresário Rubens Menin, empreendedor e um dos fundadores da MRV Engenharia, do Banco Inter e da LOG Commercial Properties. A CNN Brasil estará disponível para assinantes da TV paga como um canal 24 horas e também diretamente para os consumidores por meio das plataformas digitais. O jornalista Douglas Tavolaro atuará como CEO da CNN Brasil e o empresário Rubens Menin como presidente do Conselho de Administração da CNN Brasil.

Segundo informações do site teletime, o veículo tem total liberdade editorial, sem interferência da CNN Internacional. A comercialização, tanto de mídia quanto do sinal para as operadoras, também será independente.

Pelo acordo, o canal local terá direito a alguns assets da CNN Internacional, como conteúdo e treinamento de equipe.

O objetivo da companhia é que o novo projeto esteja em operação no início do segundo semestre de 2019. O trabalho de preparação do canal e do site começa imediatamente, com previsão de contratação de 400 jornalistas. A CNN Brasil terá sede em São Paulo, com escritórios previstos também para Rio de Janeiro e Brasília. Menin anunciou o projeto em sua conta na rede social Twitter.

Em entrevista ao Estado nesta segunda-feira, 14, Menin afirmou que o projeto nasce em um momento importante para a consolidação da democracia do Brasil. "Acho que a CNN é uma marca séria, com credibilidade e idônea", disse ele. A maturação do projeto, que culminou com o anúncio da parceria para o licenciamento da marca, durou cerca de um ano, de acordo com o empresário.

"Embora o setor de mídia esteja passando por dificuldades, acreditamos que o projeto irá dar certo", frisou Menin. Ele lembrou ainda que o conteúdo a ser gerado pela CNN Brasil também poderá ser uma forma de mostrar o Brasil lá fora. O empresário, que também é fundador do Banco Inter e da Log Commercial Properties, não revelou o valor a ser investido no novo canal.

Em comunicado, a CNN Brasil anunciou que os projetos CNN International e CNN en Español, que são de responsabilidade da matriz, continuam a ser restransmitidos no País e que não terão relação com o projeto em português. "O Brasil é um país empolgante para continuar a expansão da marca CNN", disse o vice-presidente de vendas de conteúdos da CNN International Commercial (CNNIC), Greg Beitchman.

"A CNN é um ícone global, e a parceria com essa marca é um sonho de um jornalista se tornando realidade", disse Tavolaro, no comunicado. A companhia, que pertence ao grupo Turner (que faz parte da Warner, hoje controlada pela AT&T), chegou a ter um serviço próprio em português no Brasil, nos anos 2000, mas o projeto não prosperou.

De acordo com nota divulgada pela CNN Brasil, o veículo será lançado nacionalmente com agências de notícias em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília e correspondentes no exterior.

A CNN International e a CNN en Español continuarão disponíveis no país, sob responsabilidade da Turner.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato