Canal Brasil exibe o "Especial Cinema em Transe"

FOTO: Divulgação Canal Brasil
Um dos maiores nomes do cinema brasileiro de todos os tempos, Glauber Rocha completaria 80 anos em março. Para homenagear o cineasta, que é um dos idealizadores do Cinema Novo, o Canal Brasil exibe, entre os dias 12 e 14, sempre às 17h, três clássicos por ele dirigidos: “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), “Terra em Transe” (1967) e “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” (1969). Além da programação regular, as três obras estarão disponíveis nas plataformas de Video on Demand das operadoras acompanhadas por “A Idade da Terra” (1980), “Barravento” (1962) e “Pátio” (1959).

ESPECIAL CINEMA EM TRANSE:
Início: TERÇA, dia 12/03, às 17h

DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL (1964) (119’))
Horário: terça, dia 12, às 17h
Classificação: 14 anos
Direção: Glauber Rocha

Sinopse: Considerado um dos maiores clássicos do Cinema Novo, o filme mostra as alucinações e práticas aterradoras que a fome, a miséria e a ignorância podem inspirar num povo desesperado. Em meio à seca do nordeste brasileiro, o camponês Manuel (Geraldo Del Rey) mata o patrão escravocrata e foge acompanhado da mulher Rosa (Yoná Magalhães). Passa então a vagar pelo sertão até se unir ao bando do cangaceiro Corisco (Othon Bastos) e tem de enfrentar o temível Antônio das Mortes (Maurício do Valle), matador de cangaceiros. Em 1964, a produção recebeu o Grande Prêmio do Festival de Cinema Livre, na Itália, e o Prêmio da Crítica Mexicana no Festival Internacional de Acapulco. Dois anos depois, ganhou o Grande Prêmio Latino-americano no Festival Internacional de Mar del Plata, na Argentina.

TERRA EM TRANSE (1967) (108’)
Horário: quarta, dia 13, às 17h
Classificação: 14 anos
Direção: Glauber Rocha

Sinopse: A produção de Glauber Rocha foi considerada um dos grandes motivadores das revoltas estudantis de 1968, na França, e fez com que o diretor alcançasse projeção internacional. A história se passa na fictícia Eldorado, onde o jornalista e poeta Paulo Martins (Jardel Filho) luta para tentar mudar a situação de miséria e injustiça que assola o país. O filme, que faz várias críticas à ditadura militar, foi proibido em abril de 1967 por ser considerado subversivo e irreverente com a Igreja Católica. Tido como um dos títulos mais emblemáticos do Cinema Novo, Terra em Transe recebeu diversos prêmios, dentre eles, o Luiz Buñuel e o Fipresci no Festival de Cannes; o Prêmio da Crítica de melhor filme do Festival de Havana; melhor atriz (Glauce Rocha), argumento (Glauber Rocha), fotografia (Dib Lufti) e edição (Eduardo Escorel) no Prêmio Governador do Estado de São Paulo; e ator coadjuvante (José Lewgoy) no Prêmio Instituto Nacional de Cinema; todos em 1967.

O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO (1969) (100’)
Horário: quinta, dia 14, às 17h
Classificação: 14 anos
Direção: Glauber Rocha

Sinopse: No drama, o matador de cangaceiros Antônio das Mortes (Maurício do Valle) volta à cidade de Jardim das Piranhas (BA) para matar o bando do jagunço Coraina (Lorival Paris), que diz ser a encarnação de Lampião. A partir desse duelo, Antônio das Mortes toma consciência de que os verdadeiros inimigos do povo não são os cangaceiros, mas sim a estrutura latifundiária dominante no Nordeste. Ele decide então combater o decrépito coronel, porém a decadência das próprias estruturas sociais torna sua ação ineficaz: a morte nem purifica, nem traz a salvação para o sertão. Dentre os troféus recebidos pelo filme, destacam-se o de melhor direção no Festival de Cannes; o Prêmio Governador do Estado de São Paulo de melhor fotografia (Affonso Beato); e Prêmio Coruja de Ouro de melhor diretor, concedido pelo Instituto Nacional de Cinema; todos em 1969.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato