Discovery estreia o reality show "Batalha Makers Brasil" com Marcelo Tas

Divulgação Discovery
A onda de DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo) atrai cada vez mais seguidores mundo afora. E é justamente pensando nesses “fazedores” ou “makers”, como também são conhecidos, que o Discovery lança o reality de competição BATALHA MAKERS BRASIL a partir de domingo, 28 de abril, uma coprodução com a Academia de Filmes.

Apresentada por Marcelo Tas, a série estreia às 18h e terá oito episódios semanais de uma hora. Os participantes, que têm entre 19 e 50 anos e possuem diferentes habilidades, vão encarar batalhas individuais e desafios em grupo. Ao final de cada programa, um maker é “deletado”. A decisão de quem será eliminado fica por conta do trio de jurados: a designer Rita Wu e os educadores makers Edgar Andrade e Ricardo Cavallini.

Sob o olhar atento do trio, os makers precisam mostrar que entendem de tudo um pouco – ou muito. Da programação de computadores à marcenaria; passando por robótica, números e cálculos aos relacionamentos interpessoais. Não basta ter ideias criativas, é preciso confiar nos outros e ter capacidade de improviso para tirá-las da prancheta. O local de trabalho ajuda: os makers terão à disposição um laboratório completo, com ferramentas como cortadoras a laser, impressoras 3D e os mais diversos materiais, de peças novas a muita sucata.

Divulgação Discovery
BATALHA MAKERS BRASIL começa com uma prova individual. Os participantes terão apenas quatro horas para criar uma cadeira a partir de um projeto básico oferecido pela produção. Essa cadeira será utilizada por eles próprios durante toda a temporada. A chapa de madeira vem com um gabarito pré-cortado, mas eles precisam incrementar o projeto, com elementos que traduzam a sua personalidade, além de agregar um acessório funcional escolhido no laboratório.

A segunda batalha da estreia é em grupo e Marcelo Tas dará ao vencedor da prova anterior a vantagem de escolher quais serão seus colegas de equipe. Os dois times devem dar vida a uma máquina de pinball, criando as próprias peças e dispositivos eletrônicos para irem além do protótipo fornecido. Ao menos um item feito na impressora 3D deve ser utilizado. O prazo é de apenas sete horas e, ao final desse período, o trio de jurados vai “deletar” um dos makers.

BATALHA MAKERS BRASIL é uma produção da Academia de Filmes para o Discovery. Paulo Roberto Schmidt é o produtor; Fabio Ock o diretor. Para a Discovery Networks, Michela Giorelli é vice-presidente de produção e desenvolvimento, Adriana Cechetti é diretora de produção e Sergio Zeigler é supervisor de produção.

MARCELO TAS – apresentador

Formado em Engenharia Civil na USP, Marcelo Tas é comunicador, ator, jornalista, roteirista, produtor e diretor de TV. Com cerca de 13 milhões de seguidores em suas redes sociais oficiais, é um dos influenciadores mais premiados do país. Entre suas obras destacam-se o repórter ficcional Ernesto Varela, as séries infantis “Rá-Tim- Bum” (TV Cultura), o projeto de educação à distância “Telecurso” (Fundação Roberto Marinho/ TV Globo) e o humorístico "CQC" (Band). Atualmente, Tas é colunista na rádio CBN e membro do Conselho de Professores do IBMEC, responsável pela Cátedra de Inovação e Jornalismo.

RITA WU – jurada

A arquiteta, designer e pesquisadora Rita Wu é uma figura inquieta no mundo maker. Suas experiências em diversas áreas, como farmácia, arquitetura, biologia molecular e psicologia, lhe conferem atitudes revolucionárias e impactantes no universo dos inventores. Além de suas palestras e consultorias, foi diretora da rede de Fab Labs da Prefeitura de São Paulo, o que atesta sua vocação em defender o caráter social desse nicho ainda em crescimento. Wu é membro-fundadora do Fab Lab São Paulo, com sede na FAU-USP, o primeiro do Brasil. Em seus trabalhos explora a relação entre corpo, espaço e tecnologia, investigando a expansão que a tecnologia pode trazer para nossa percepção espacial através de interfaces vestíveis. Já recebeu prêmios por projetos, artísticos e acadêmicos, apresentando-os no MIT e Universidade de Harvard, além de grandes instituições de arte ao redor do mundo. Enquanto desenvolvedora, já projetou em nano até a escala urbana, além de ter ministrado aulas para diferentes públicos, desde crianças até em Universidades, como SENAC, UNESP e USP. Hoje contribui em diversos grupos de estudos dentro e fora da academia e é Diretora de Conteúdo e Comunicação do Instituto Fab Lab Brasil. 

EDGAR ANDRADE – jurado

Fundador do primeiro laboratório de fabricação digital do Nordeste, o Fab Lab Recife, Edgar Andrade é um dos principais ativistas do Movimento Maker no Brasil, acredita que promover a inovação e estimular o desenvolvimento de novas soluções e modelos de negócios seja uma missão de vida. Ele também se coloca como instrumento de promoção de transformações urbanas a partir da articulação de projetos participativos e compartilhados, estabelecendo conexões mais colaborativas, sustentáveis e que encontram na Tecnologia um meio para estimular a interação entre as pessoas e a cidade. Edgar acredita em quatro áreas fundamentais para a construção de um novo mundo: Entretenimento, Escolas, Cidades e Negócios, e que a partir delas as conexões podem acontecer com todas as outras, Saúde, meio ambiente...Por isso, a sua empresa, o Fab Lab Recife, vem construindo experiências transformadoras na forma como nossas crianças interagem com a Escola e com o Mundo, fortalecendo nesses jovens competências portadoras de futuro, tais como a criatividade e o pensamento crítico e inovador. "Acreditamos que é possível criar dinâmicas de aprendizagem interativas e divertidas, que mobilizem as crianças e jovens, que ajudem a manter viva a criatividade, e que, com ajuda da fabricação digital, acrescentem componentes de empreendedorismo e inovação, e processos de design, como ferramentas relevantes para suas vidas.”

RICARDO CAVALLINI – jurado

Ricardo Cavallini é fundador do Makers, plataforma de educação e inovação focada na prototipagem e desenvolvimento de produtos para a nova Revolução Industrial. Autor de 6 livros que abordam tecnologia, negócios e comunicação. Criador do RUTE, o kit educacional eletrônico mais acessível do mundo. Foi eleito pela Revista ProXXIma como uma das 50 mentes mais inovadoras do setor de comunicação no Brasil. Apontado como um dos três inovadores com foco em negócios em levantamento do veículo Meio & Mensagem junto ao mercado. Fundou a primeira agência digital do Brasil e sua atuação abrange várias áreas, disciplinas e indústrias. Foi diretor de Mídia da F/Nazca Saatchi & Saatchi, diretor de Operações da Euro RSCG 4D, diretor de Planejamento da W/Brasil, diretor de Tecnologia da Organic inc. e vice-presidente de Convergência da WMcCann.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato