Home Top Ad

TV Brasil exibe segunda parte da série da Deutsche Welle sobre a história do futebol

Share:

Divulgação TV Brasil
O segundo episódio da produção documental alemã "Um jogo de emoções - a história do futebol" é uma das atrações da TV Brasil para a noite desta segunda (22), às 23h, logo após a mesa redonda No Mundo da Bola.

A série do canal público alemão Deutsche Welle revela curiosidades sobre o esporte e destaca a evolução das competições internacionais de seleções como os Jogos Olímpicos e as Copas do Mundo.

A produção traz imagens históricas como a de Pelé chorando com os companheiros da seleção canarinho depois do título na Copa do Mundo de 1958, na Suécia.

Após a Copa do Mundo de 1962, no Chile, conquistada pelo Brasil, finalmente acontece a primeira Copa do Mundo na Inglaterra, em 1962. A Coreia do Norte vence a favorita Itália de maneira espetacular.

A final entre Inglaterra e Alemanha se transforma numa das disputas mais dramáticas da história do futebol; o polêmico e até hoje não esquecido 'Gol de Wembley', dá o título de campeã do mundo à Inglaterra.

Esse Mundial  marca também o surgimento dos mascotes. World Cup Willie, o mascote para a Copa do Mundo de 1966, foi o primeiro da história das Copas e um dos primeiros mascotes a ser associado com uma competição esportiva importante. O personagem era um leão, símbolo típico do Reino Unido, vestindo uma camisa com a Union Flag inscrita com as palavras "WORLD CUP".

Nos campeonatos que se seguem, as seleções africanas e asiáticas provam que se pode contar com o talento de suas equipes.

No México, em 1970, o Brasil, com seu astro Pelé, se torna tricampeão do mundo. Já na final da Copa da Ásia, de 1972, na Tailândia, o Irã conquistou o bicampeonato consecutivo ao vencer a Coreia do Sul por 2 a 1.

A décima Copa do Mundo acontece na Alemanha, em 1974. Na final, o time da casa vence a Holanda por 2 a 1. E em 1978, foi a vez da Argentina sediar o Mundial e conseguir o seu primeiro título na competição. A disputa foi marcada pela suspeita goleada de 6 a 0 dos anfitriões sobre o Peru.