A dança contemporânea é tema de nova série do Canal Curta!

Divulgação Curta!
Em dez episódios, a série inédita “Ensaios Contemporâneos” mostra os passos da dança contemporânea no país, dos primórdios aos dias de hoje, e destaca importantes companhias, pela ótica de críticos, estudiosos, bailarinos e coreógrafos. O diretor Eduardo Hunter traça uma espécie de linha do tempo, começando pelas reminiscências clássicas e modernas na dança contemporânea, a abertura para uma maior diversidade técnica, a libertação da fórmula restrita aos moldes dos balés europeus e o estudo e o diálogo com movimentos que sequer faziam parte do universo dos bailarinos até o advento da contemporaneidade – ou pós-modernismo. O primeiro capítulo, “Dança contemporânea brasileira, uma trajetória”, se inspira em um artigo considerado fundamental à dança brasileira: “Ten Theses on Brazilian Dance”, de Helena Katz. Em entrevista para a série, ela diz: “Se a gente quiser abrir mão da perspectiva do colonial, a gente vai ter que admitir que aqui já tinha dança antes do colonizador chegar porque aqui já tinha gente. (...) Nós nos comportamos por muito tempo como o colonizador gosta, adotando os valores deles”. A série “Ensaios Contemporâneos” foi produzida com exclusividade para o Curta! com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual, da Ancine. A estreia é na Terça das Artes, 14/05, às 23h.

Último episódio de ‘Guerras do Brasil.doc’, de Luiz Bolognesi, aborda as guerras do tráfico de drogas

A série documental e exclusiva do Curta! “Guerras do Brasil.doc”, de Luiz Bolognesi, sobre os conflitos mais marcantes da história do Brasil, chega ao fim com uma temática bastante atual: a guerra do tráfico de drogas, contada no episódio final, “Universidade do Crime”. Especialistas em segurança pública e historiadores destrincham a gênese e o desenvolvimento das organizações criminosas predominantes no país, o Comando Vermelho e o PCC (Primeiro Comando da Capital). Em seguida, refletem sobre o modus operandi e o financiamento de cada uma, explicam como se deu o crescimento de ambas as facções, bem como a origem de suas ramificações e os conflitos internos. Entre os entrevistados estão o ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro José Mariano Beltrame, o ex-chefe da Polícia Civil carioca Hélio Luz, os pesquisadores em violência urbana e segurança pública Bruno Paes Manso e Camila Nunes Dias e o jornalista Carlos Amorim, especializado no tema. A produção é da Buriti Filmes. Exibição na Sexta da Sociedade, 17/05, 23h25.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato