Home Top Ad

Astrid e Porchat comandam masterclass sobre bugs de comunicação

Share:

Divulgação Tricia Vieira
A partir do dia 11, o estudo Meia Palavra – lançado em 2018 pelo GNT em parceria com a Inesplorato - vai para o canal do GNT no YouTube em forma de masterclass.  Apresentada por Astrid Fontenelle e Fabio Porchat, a série de sete vídeos conta ainda com a participação de diversos especialistas em comunicação, como Christian Dunker e Lucia Santaella. “Esses vídeos são sobre as falhas na nossa comunicação. Estamos mais cansados e refletindo pouco sobre o que está ao redor. É nesse contexto de respostas rápidas e leituras dinâmicas que, por exemplo, as fake news tendem a prosperar”, conta Iara Poppe, Especialista de Marketing do GNT.  

O Meia Palavra busca desvendar a forma como as pessoas se comunicam e como a tecnologia afeta as interações. Além disso, indica que as falhas de comunicação humana não são exceção, mas sim a regra. Ler, escutar, falar e prestar atenção são parte de uma rede muito mais complexa e, nesse sentido, as pessoas vivem iludidas, acreditando em uma realidade em que a compreensão é total. Os vídeos comentam sobre cinco ilusões de comunicação presentes no nosso dia a dia e que impactam a nossa experiência compartilhada de vida pessoal e profissional. São elas: ilusão de compreensão, ilusão de escuta, ilusão de tribo, ilusão de contexto e ilusão de isenção.

No dia 13, às 13h30, quem estiver pela Flip (17ª Festa Literária Internacional de Paraty), pode acompanhar o painel “Masterclass Meia Palavra” no auditório da Casa da Cultura. O evento terá exibição de dois desses vídeos e debate com o sociólogo Túlio Custódio, da Inesplorado, e Iara Poppe, do GNT.

O estudo continua disponível no site gnt.com.br/estudos e na plataforma GENTE (http://gente.globosat.com.br).