Caminhos da Reportagem destaca os 50 anos da chegada do homem à Lua nesta terça na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
A corrida espacial no auge da Guerra Fria que levou o homem a chegar à Lua completa cinco décadas no próximo dia 20 de julho. O programa Caminhos da Reportagem recorda a saga que terminou com um grande salto para a humanidade nesta terça (16), às 22h30, na TV Brasil.

Para abordar o cinquentenário da viagem, a atração jornalística revisita o contexto de embate entre Estados Unidos e Rússia. Os países disputavam os avanços tecnológicos, educacionais e sociais, na tentativa de mostrar a soberania do seu modelo de sociedade.

A exploração do universo entra nesse contexto, possibilitando feitos comemorados até os dias atuais. Entre eles, a chegada ao espaço, com o russo Yuri Gagarin, autor da célebre frase "a terra é azul".

A conquista da Lua foi outro acontecimento com as missões Apollo, comandadas pelos Estados Unidos. Ao pisar em solo lunar, Neil Armstrong disse "é um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade".

Alguns ainda duvidam dessa viagem. Outros, não têm a menor nenhuma dúvida de que aconteceu. O fato é que 50 anos depois, esse satélite natural ainda desperta emoções, fascínio e é objeto de interesse e pesquisas, nas mais diversas idades.

A jovem Sara Yasmin, de 16 anos, é bicampeã da Olimpíada Brasileira de Astronomia e sonha em pisar no satélite natural da Terra. "É uma possibilidade, é um sonho. Por enquanto eu tô focando apenas na área da astronomia, mas como eu falei, é (um sonho) realmente pisar na lua um dia", contou a estudante.

A equipe da emissora pública conversou com Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço. A visita ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA, teve como objetivo discutir como essa conquista impacta na vida das pessoas. A produção jornalística mostra ainda o Telescópio do Observatório Nacional, fundado em 1827.

O presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, enumera as possibilidades. "Vamos imaginar que, de repente, acabou-se tudo aquilo que vinha do espaço. Você acordou e não tem luz em casa. Mas, por que não tem luz? Pode ser que algum sistema de distribuição, de monitoramento do sistema elétrico, que também é baseado em satélite, falhou. Vai ver a conta no banco e fazer uma transferência. Você não vai conseguir fazer porque os sistemas do banco usam telecomunicação", especifica.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato