Vitiligo e os "mitos" que o cercam são tema do Sem Censura de quarta-feira na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
O Sem Censura que a TV Brasil exibe às 17h de quarta-feira (7) recebe a dermatologista Daniela Antelo para uma conversa sobre o vitiligo, doença autoimune que é rodeada de tabus e premissas equivocadas.

Em parceria com o psicólogo Leonardo Alves, a médica – que estuda o assunto há mais de 15 anos e está à frente do Centro de Tratamento do Vitiligo, no Rio de Janeiro – lançou em junho o livro “Tenho vitiligo, e agora?” (Editora Atheneu), no qual esclarece diversas questões relacionadas à enfermidade e desconstrói alguns mitos.

O vitiligo se dá quando as células que produzem pigmento deixam de funcionar ou morrem. As manchas brancas que aparecem são resultado da descoloração da pele, que pode ocorrer em qualquer região do corpo. 

Embora as causas do vitiligo não tenham sido claras por muito tempo, hoje se sabe que é uma doença autoimune, ou seja, as células produtoras de melanina são atacadas pelo próprio sistema imunológico do paciente. E a doença tem um expressivo componente genético.

Ainda no Sem Censura de quarta, a apresentadora Vera Barroso bate um papo com os atores Edmilson Barros e Rodrigo França, em cartaz com as peças “Tô de Graça” e “O Encontro – Malcolm X e Martim Luther King Jr”, respectivamente. E o cantor e instrumentista Junior Silva leva um pouco de seu forró ao palco do programa.

Sob o comando de Vera Barroso, com Bruno Barros e Carol Rocha, o Sem Censura está no ar desde 1985. O programa tem uma hora de duração e extensão de 15 minutos no Facebook. A hashtag #semcensura nas redes sociais garante a interação com o público. O programa foi um dos primeiros da TV brasileira a abrir espaço para a participação dos telespectadores, ainda nos anos 1980.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato