Moisés Rabinovici entrevista o consultor Dourado Filho nesta terça na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
O programa Um Olhar Sobre o Mundo recebe o consultor e escritor pernambucano Dourado Filho para falar sobre as possibilidades de negócio do país no exterior. Ele explica como é possível ampliar os mercados para as empresas nacionais. No ar à meia-noite de terça (10) para quarta (11), na TV Brasil, a produção também pode ser vista no aplicativo EBC Play.

Durante a conversa com o jornalista Moisés Rabinovici, o convidado abre seu álbum de recordações contando algumas lembranças curiosas e didáticas de suas viagens. Ele conta casos de jornadas no exterior, explica como é vender o Brasil para os estrangeiros.

Semeador de mais de cem empresas brasileiras pelo mundo afora, Fernando Dourado Filho já visitou 144 países, fala seis línguas, se vira em outras seis e ainda identifica dezenas de dialetos.

Mas não basta só falar a língua: é preciso conhecer a cultura, a história e os costumes de cada terra estrangeira em que se vai plantar uma semente de Brasil. As viagens de Dourado Filho começaram quando ele tinha 15 anos e foi do Recife para Paris.

Agora, com a internet, e-mail e WhatsApp, o mundo ficou menor e os contatos, mais fáceis. Só que a presença do diplomata corporativo numa negociação no exterior ainda é imprescindível. Com a experiência ganha, Dourado escreveu um livro, "Ao Redor do Mundo", que foi adotado em algumas universidades, e também publicou obras de ficção.

Ele afirma que os pernambucanos têm vocação para explorar o mundo. O pintor Cícero Dias batizou sua obra mais célebre assim: "Eu vi o mundo… Ele começava no Recife". Em 1948 entrou no ar a rádio Jornal do Commercio com seu bordão: "De Pernambuco para o mundo".

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato