Home Top Ad

A alegria e o colorido do Bumba-meu-boi invadem o Sem Censura de terça-feira na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
O Sem Censura que a TV Brasil transmite ao vivo às 18h de terça (17) abre alas para a Associação Folclórica Bumba-meu-boi Brilho de Lucas, grupo que mantém viva a tradição do Bumba-meu-boi no Rio de Janeiro desde os anos 1980. Este mês, a celebração foi escolhida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A apresentadora Vera Barroso conversa com o presidente da Associação, Orlando Silva, que explica os diferentes "sotaques" do bumba-meu-boi, hoje presente em centenas de terreiros de festa junina em todo o Brasil. Ele ainda conta o que a tradição representa em termos de identidade e herança cultural.

Além da apresentação de música e dança que a Brilho de Lucas leva ao palco, o programa recebe a cantora e compositora maranhense Rita Beneditto, cuja música traz elementos de ritmos do Maranhão com uma roupagem moderna. Rita, que foi brincante de Bumba-meu-boi em sua terra natal, canta músicas de seus dez álbuns lançados no Brasil e no exterior.

Apresentado por Vera Barroso, Katy Navarro, Bruno Barros e Carol Rocha, o Sem Censura tem meia hora de duração e extensão de 15 minutos no Facebook. A interação com o público se dá via hashtag #semcensura no Twitter, Instagram e Facebook. O programa foi um dos primeiros da TV brasileira a abrir espaço para a participação dos telespectadores, em 1985.