![]() |
| Divulgação TV Brasil |
O Sem Censura que vai ao ar na segunda-feira (20) às 18h, na TV Brasil, traz um bate-papo sobre negócios voltados para a terceira idade. O debate é relevante na medida em que o envelhecimento da população reforça a necessidade de novas políticas e práticas direcionadas aos idosos.
Durante o programa, os apresentadores Vera Barroso e Bruno Barros conversam com Jorge Felix, jornalista e professor de empreendedorismo, economia e finanças para a gerontologia na Universidade de São Paulo. Primeiro pesquisador a estudar o tema da economia da longevidade no país, Jorge publicou o livro "Economia da longevidade – o envelhecimento populacional muito além da previdência", que oferece uma abordagem enriquecedora para diferentes áreas profissionais.
Segundo o autor, o envelhecimento da população é um fenômeno mundial e interdisciplinar. Para compreender essa tendência, a publicação traz uma análise original e academicamente consistente, com novas categorias para debate, como o "capitalismo de desconstrução", a "corrida populacional" e a "geopolítica do envelhecimento".
Ainda no Sem Censura de segunda, o professor de educação física Flávio Palermo fala da importância de se manter ativo na terceira idade. Flávio é gerente geral de uma academia no Rio de Janeiro que montou um espaço multidisciplinar de atividades e serviços para saúde, bem-estar e qualidade de vida dessa faixa etária.
Segundo ele, metade do faturamento da empresa vem do espaço voltado para os idosos, o que faz desse público um nicho de mercado lucrativo. Flavio também destaca que as academias tiveram que se adaptar ao envelhecimento da sociedade para oferecer serviços especializados nesse segmento.
Tags:
Programação
