Home Top Ad

Documentário africano aborda tradições ancestrais nesta segunda na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
A TV Brasil estreia o documentário "Bijagó, o Tesouro Sagrado" nesta segunda (3), às 23h30, na sessão Cine CPLP, faixa de cinema da emissora pública com produções da sétima arte em língua portuguesa.

Inédito, o filme de Guiné-Bissau traça um panorama sobre o contraste de práticas ancestrais que se chocam com a realidade dos tempos modernos no arquipélago africano que dá nome ao longa realizado pelo diretor Domingos Sanca.

A produção "Bijagó, o Tesouro Sagrado" ainda trata de questões relacionadas ao ecoturismo, à economia local e à composição social do país em que há uma clara definição dos papéis de homens e mulheres na sociedade.

Na Ilha de Canhabaque, a tradição teima em sobreviver e os ventos de modernidade não conseguem romper costumes e tradições ancestrais. A produção africana apresenta como esse dilema se dá na região situada na costa africana que é considerada reserva da biosfera.

Ao cumprir as cerimônias de iniciação, um homem casado deve ficar no mato durante um retiro de seis anos. Quando regressar, já não pode viver com a mesma mulher nem se aproximar ou entrar em contato com a família. A separação precisa ser completa.