Home Top Ad

EBC no Ar destaca homenagem ao veterano produtor Lauro Gomes

Share:

Divulgação TV Brasil
Admirado pelos colegas de profissão e querido pela classe artística, o experiente produtor musical Lauro Gomes foi celebrado na primeira edição do Projeto Memória Rádio MEC. O programa EBC no Ar acompanha os bastidores da homenagem na edição desta quinta (20), às 17h30, na TV Brasil.

Aos 83 anos, o radialista o participou de um bate-papo no Espaço Cultural da EBC, no Rio de Janeiro, na semana passada. A iniciativa busca resgatar histórias de personalidades da emissora pública e produzir programas voltados para a preservação do acervo da comunicação no país.

Com mais de quatro décadas dedicadas à radiodifusão, a trajetória de Lauro Gomes se confunde à história da Rádio MEC onde ingressou em 9 de janeiro de 1974 e exerceu diversas funções desde apresentador e produtor até gestor.

Para recuperar a memória de tantas décadas de carreira do radialista e registrar o depoimento do veterano, o EBC no Ar mostra como foi a celebração da emissora que montou uma roda de conversa para a sabatina.

Além do homenageado, o programa da TV Brasil traz uma conversa com o gerente da Rádio MEC, Thiago Regotto, e a gerente de Acervo da EBC, Maria Carnavale, para contar mais sobre o projeto.

Especiais entram na programação da Rádio MEC em março

A partir das entrevistas de profissionais do porte de Lauro Gomes, a emissora pretende realizar produções radiofônicas especiais ao combinar esses depoimentos com trechos dos programas originais históricos que estão conservados no acervo da EBC citados pelos convidados.

A proposta é organizar rodas de conversas mensais com dez grandes nomes da emissora pública em 2020. Os profissionais que trabalham na EBC são estimulados a acompanhar e interagir na plateia dos encontros. As próximas edições serão anunciadas com antecedência para incentivar a participação.

Com veiculação em FM 99,3 MHz e AM 800 kHz, o material ganha visibilidade em diversas plataformas: em podcast, através do aplicativo EBC Rádios ou ainda por meio do streaming no site http://radios.ebc.com.br a partir de 16 de março com o lançamento da nova programação da emissora.

Programas e entrevistas históricos

Durante o papo, Lauro Gomes destaca algumas de suas tantas realizações na emissora. As inúmeras gravações de concertos e de programas como "Sala de Concerto" e "Música e Músicos do Brasil", além de entrevistas históricas com personalidades da música clássica.

Ele revelou algumas das raridades registradas e preservadas no acervo da emissora e nas produções que fez para o Sele Rádio MEC. No decorrer da conversa, destacou algumas das gravações mais importantes e as entrevistas inesquecíveis com destaque para nomes como a intérprete Bidu Sayão e o pianista Francisco Mignone.

Lauro Gomes nasceu em 1936 e foi o criador do slogan "Música, Educação e Cultura" para a emissora. O produtor compartilhou sua sabedoria durante a fala no evento que durou mais de duas horas.

Emocionado, abriu o coração em seu depoimento com recordações significativas para sua vida e na memória da comunicação pública. "Fui um predestinado. Conhecia a Rádio MEC, mas nunca pensei em trabalhar na emissora. "Vivi a Rádio MEC. Eu não pedi, foi Deus quem me levou. Sou formado em teatro, direção de atores", comenta.

Para ele, a emissora é essencial na história da cultura no país. "A lembrança da música no Brasil é a Rádio MEC. Se a música não tocasse na Rádio MEC, não tocaria em lugar nenhum", enfatiza Lauro Gomes que completa ao ressaltar a importância do público. "Fiz questão de trazer o ouvinte para dentro da Rádio MEC".

A plateia presente no Espaço Cultural agradeceu a trajetória de Lauro Gomes na radiodifusão e destacou sua contribuição para a música clássica brasileira. Os ouvintes afirmaram que o trabalho do produtor fez diferença em suas vidas e o consideram uma enciclopédia viva da Rádio MEC.