Dirceu Lopes ganha homenagem no episódio inédito da série "10x10" na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
Mais conhecido como Príncipe, o ex-meia mineiro Dirceu Lopes é a atração do terceiro episódio da série documental "10x10 - os donos da camisa" que a TV Brasil apresenta nesta quarta (25), às 19h30. O craque jogou quase 600 jogos pelo Cruzeiro e brilhou ao fazer histórica parceria nos gramados com Tostão.

A produção resgata acervo de imagens raras do Canal 100 para revelar às novas gerações jogadas e momentos da carreira de dez atletas que se destacaram com a camisa 10 no futebol brasileiro como Ademir da Guia, Dida, Gerson, Jairzinho, Pelé, Rivellino, Roberto Dinamite, Tostão e Zico. A emissora pública exibe o segundo episódio sobre Dirceu Lopes nesta quinta (26), também às 19h30.

O astro marcou época nos gramados nacionais defendendo o Cruzeiro por 12 anos entre 1964 e 1977. Ao todo, ele marcou mais de 200 gols pela Raposa. Veloz, Dirceu Lopes tinha uma capacidade única de arrancar com a bola dominada pelo meio de campo até a área adversária e superar adversários com dribles desconcertantes.

Com uma visão diferenciada dentro de campo e a conquista de diversos títulos importantes na carreira, o experiente jogador fez história em estádios de norte a sul do país ao formar uma das principais duplas ofensivas do futebol brasileiro com Tostão. A parceria é comparada a outras duplas memoráveis como Pelé e Coutinho, no Santos e Gerson e Jairzinho, no Botafogo.

Na entrevista para a série exibida pela TV Brasil, Dirceu conta como era a sua relação com a camisa 10 e como isso ajudou a obter a confiança de seus companheiros dentro do campo e do vestiário. O jogador narra algumas rivalidades clássicas que enfrentou no Cruzeiro e como isso o ajudou a construir a mística da camisa celeste número 10.

Um momento importante a ser destacado remete à seleção brasileira. Dirceu ficou de fora da Amarelinha no tricampeão mundial em 1970. Com toda certeza ele poderia fazer parte daquela que é considerada a melhor equipe da história das Copas do Mundo.

Apesar de todo seu talento e habilidade, Dirceu Lopes foi preterido pelo técnico Zagallo que afirmou na época já ter jovens demais no elenco daquela seleção brasileira. Além disso, entre eles já estava o melhor camisa 10 de todos os tempos: Pelé.

Nesse episódio da produção documental "10x10 - os donos da camisa", convidados especiais e amigos comentam as façanhas de Dirceu sempre apresentadas pelas mágicas lentes do Canal 100 e com a narrativa de de Chico, ex-cinegrafista que lembra alguns momentos épicos do ídolo cruzeirense.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato