Em Busca das Cobras: 10 curiosidades sobre as espécies brasileiras

As cobras são animais que têm uma grande importância no ecossistema por agirem como predadores para alguns animais e por serem presas de outros, além de ajudarem milhares de pessoas todos os dias. Você sabia, por exemplo, que o remédio que combate a pressão alta, Captopril, é feito com veneno de jararaca brasileira? O medicamento foi criado em 1970 e é um dos mais vendidos no mundo.

Com o objetivo de desmitificar a visão medonha que a maioria das pessoas têm do animal, os biólogos Rato e Vini listam outros dez fatos curiosos sobre as cobras. A dupla apresenta a série documental “Em Busca das Cobras”, produção original do canal National Geographic em coprodução com a GRIFA FILMES e a Duo 2, que estreia dia 19 de março, às 22h30, e mostra a saga dos dois na mata com o objetivo de encontrar e estudar as espécies brasileiras. Confira o trailer da série aqui: 


Por isso, listamos abaixo algumas curiosidades sobre as cobras brasileiras:

1. Existem mais de 3.709 espécies de cobras em todo o mundo, desse total 412 estão no Brasil. A diversidade de cobras em nosso território se dá em função dos diferentes biomas que existem no país;

2. A maioria das cobras brasileiras são inofensivas e endêmicas, ou seja, só existem aqui. No Brasil existem apenas quatro espécies de cobras venenosas: a cascavel, jararaca, surucucu e a coral;

3. As cobras sentem cheiro pela língua, por isso que o órgão é dividido em duas partes, para detectar odores de direções diferentes.

4. No litoral sul de São Paulo está a Ilha da Queimada Grande – também conhecida como a Ilha das Cobras – onde fica a segunda região com a maior concentração do animal no mundo. O acesso é impedido pela Marinha. 

5. As cobras são surdas. Elas sabem que alguém está se aproximando pela vibração do solo.

6. No Brasil, a cobra mais venenosa é a coral verdadeira, mas não é comum encontrá-la, já que vive escondida e é uma espécie considerada tímida.

7. As serpentes peçonhentas podem morder a própria cauda ou língua que nada acontece com elas. O motivo? Elas são imunes ao próprio veneno.

8. Algumas cobras estão prontas para nascer e sair do ovo entre 7 e 15 semanas depois da postura. Para quebrar a casca, elas usam o dente.

9. O Instituto Butantan, em São Paulo, foi pioneiro na produção do soro antiofídico, em 1901. Para produzir o remédio que combate o veneno das picadas das cobras, os pesquisadores vão até a Ilha da Queimada Grande em busca das serpentes e extraem - de forma benéfica - o veneno para a produção do antídoto.

10. Não existem cobras nativas na Irlanda, já que durante a Era do Gelo, esses locais eram muito frios para esses animais. Depois disso, os oceanos mantiveram as cobras longe do território irlandês. Outros países como Nova Zelândia, Antártida, Groenlândia e Islândia também não tem registros do animal em seus territórios.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato