No Bola da Vez, Mario Sérgio Cortella fala sobre o dinheiro no futebol e escala time ideal de filósofos

Divulgação ESPN
O filósofo e educador Mário Sérgio Cortella será o Bola da Vez desta semana. No programa, que vai ao ar na ESPN Brasil e WatchESPN no próximo sábado, dia 28, às 21h30, Cortella falou sobre o impacto que as grandes quantias de dinheiro investidas no futebol trouxeram, hinos nacionais nas Olimpíadas, doping e também dos principais pensadores da história.
 
Na atração, comandada por André Plihal e com a participação de Bruno Vicari e Paulo Calçade, Cortella escalou do técnico ao atacante o seu time ideal de filósofos, com destaque para Sócrates de técnico, Aristóteles na zaga, Marilena Chauí na ponta e Karl Marx com a camisa 10.
 
Durante o programa, o pensador ponderou sobre os impactos decorrentes das quantias milionárias investidas no futebol: “O fato do futebol ter se tornado uma mercadoria de altíssimo valor, com jogadores valendo até mais que empresas, causou redução da capacidade do prazer e do acesso à brincadeira. O acesso via gratuidade oferecia um tempo de lazer que teve um impacto social na época. A gratuidade oferecida ao menor fazia com que ele tivesse uma ocupação encantadora e uma convivência ótima naquele momento”, comentou.
 
Cortella também comentou sobre os hinos nacionais tocados na cerimônia de premiação das Olimpíadas, e por que considera que eles destoam do caráter do evento: “Uma Olimpíada é uma junção de esportes para a união dos povos. Mas, no momento de premiação, se toca o hino daquela nação, e quase sempre hinos nacionais são pouco fraternos. A presença dos hinos, principalmente com caráter bélico, fica um pouco contraditória”, conclui. 
 
Ao falar sobre o doping, o pensador foi assertivo com os que justificam o uso de substâncias com a ação de outros, “Essa é a argumentação canalha: ‘Ah, eu faço porque todos fazem’, isso é um valor apodrecido. Quem tem que pautar sua conduta é o certo, não os outros”, afirmou.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato