TV Brasil estreia série "10x10 - os donos da camisa" em sua nova programação

Divulgação TV Brasil
A TV Brasil lança em sua programação para 2020 a série documental "10x10 - os donos da camisa". Maior atleta do século, o craque Pelé ganha homenagem no primeiro programa que a emissora pública exibe nesta segunda (23), às 19h30.

A partir do acervo com imagens raras do Canal 100, a produção retrata a carreira de dez jogadores que marcaram a história do futebol brasileiro vestindo essa camisa. Em 20 episódios, sendo dois dedicados a cada atleta, a série vai ao ar pela TV Brasil de segunda a sexta, às 19h30, e aos domingos, às 20h30.

Entre os ídolos que são lembrados durante a atração, além de Pelé, a obra destaca o talento de profissionais do esporte que marcaram época do porte de Ademir da Guia, Dida, Dirceu Lopes, Gerson, Jairzinho, Rivellino, Roberto Dinamite, Tostão e Zico.

Além das gravações históricas desses atletas em campo, os episódios contam, ainda, com diversas entrevistas com os próprios jogadores e também com depoimentos de jornalistas, técnicos e companheiros de time e seleção. São convidados que fizeram parte da trajetória esportiva dos homenageados.

Entrevistas presenciais com os eternos craques complementam o material de acervo cinematográfico do Canal 100. As gravações com os gênios da bola foram realizadas em locações relacionadas ao esporte como o Museu do Futebol, em São Paulo.

Apenas a história de Dida será apresentada de modo diferente. Artilheiro do Flamengo e meia da seleção brasileira na década de 1950, ele faleceu em 2002, mas terá seus feitos narrados por amigos próximos, como Zico.

Talento reconhecido

A série exibida pela TV Brasil destaca que vestir a camisa 10 em um time era o reconhecimento da destreza e aptidão de um jogador que muitas vezes fazia a diferença dentro e também fora de campo. A ideia é resgatar a magia do futebol bonito e bem jogado.

Nas últimas décadas, o futebol brasileiro e mundial sofre com a eliminação desta função nos gramados a partir de novas armações táticas. Em determinadas ligas, o foco na resistência e na força tem tornado os atletas menos criativos o que resulta num futebol que não destaca o desempenho individual.

Para reverter essa tendência, a obra realizada pela produtora Ovo Em Pé revela para as novas gerações alguns dos mais importantes jogadores brasileiros que encantavam multidões com habilidade, espírito de liderança e amor aos clubes que os defendiam. Essas qualidades os tornavam merecedores da camisa 10.

Estreia com Pelé, o Rei do Futebol

Maior jogador de todos os tempos, com mais de mil gols na carreira, Pelé foi o criador do mito da camisa 10. Associado à genialidade no esporte bretão, o craque eternizou a 10 com o uniforme do Santos e com a Amarelinha da seleção brasileira. Ele é o responsável pela mística que esta camisa carrega até os dias de hoje.

Pelé conta como tudo começou, desde a Copa do Mundo de 1958, quando por uma ação do destino a camisa 10 foi designada ao jovem jogador de apenas 17 anos. O primeiro título brasileiro mundial associou definitivamente o número 10 ao talento do jovem.

O episódio tem a participação de Chico, ex-cinegrafista do Canal 100, que lembra momentos gloriosos do Rei do Futebol em torno da camisa 10. As jogadas magistrais de Pelé foram registradas para a eternidade. Chici filmava com as lentes do Canal 100 a consagração nos gramados de Edson Arantes do Nascimento.

Além de toda a magia em volta das cenas de Pelé e a dramaturgia ficcional de Dorival, convidados conversam e assistem imagens inéditas que celebram desse dono da camisa 10 que fazia belos dribles e finalizava no gol como ninguém.

Os entrevistados da série assistem e comentam ainda momentos em campo de um certo camisa 7 que poderia ter sido 10 e também coroado rei do futebol: Mané Garrincha. Com o uniforme alvinegro do Botafogo e a Amarelinha da seleção, o anjo das pernas tortas era inalcançável nos gramados.

A produção em cartaz na TV Brasil presta uma justa homenagem ao craque que através dos seus incríveis e originais dribles foi eternizado nos estádios nacionais e do exterior. As imagens gravadas por Chico possibilitam às novas gerações se encantarem com este brasileiro humilde que driblou o mundo inteiro.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato