Acervo Musical, da TV Brasil, resgata apresentações de Bezerra da Silva, João Nogueira e Elza Soares neste sábado

Divulgação TV Brasil
A edição inédita do Acervo Musical é embalada por ícones da malandragem neste sábado (4), às 21h, na TV Brasil. O programa recupera performances de artistas que já partiram como Bezerra da Silva, João Nogueira e Wilson Batista, além de celebrar astros como Elza Soares, Angela Ro Ro e Marcelo D2.

Conduzido em um bate-papo informal por Bia Aparecida e Waldecir de Oliveira, a série traz repertório que se popularizou pelas ondas do rádio e na tevê a partir de pesquisa no vasto conteúdo preservado pela TV Brasil, com registros da antiga TVE do Rio de Janeiro, e da discoteca das Rádios MEC e Nacional.

Entre uma canção e outra, os apresentadores contam como o brasileiro ganhou a fama de malandro. Com a ascensão do samba ao título de ritmo nacional, essa figura típica se transformou em um personagem que representa um verdadeiro mito moderno.

Para reconhecer a importância de nomes como Bezerra da Silva, a produção da emissora pública mostra uma apresentação do bamba com a música "No meu barco". Pernambucano radicado no Rio de Janeiro, o sambista cantou essa composição em um show que virou especial para a TVE/RJ em 1990.

A diva Elza Soares encantou o mudo com a sua voz rouca. A consagrada cantora e compositora brilhou ao interpretar o sucesso "Malandro", em uma performance marcante recuperada pelo Acervo Musical no programa "Água viva", preservado no rico arquivo da emissora pública.

Considerado um dos maiores sambistas do país, o saudoso João Nogueira também usou o tema em sua obra. A imagem do malandro carioca serve para homenagear ídolos em "Wilson, Geraldo e Noel”. Ele entoou a canção na série "Água viva", apresentada por Hermílio Bello de Carvalho, na TVE/RJ, nos anos 1970.

Marcelo D2 combinou malandragem, samba e rap no papo com Diogo Nogueira, filho de João Nogueira, em 2008, na telinha da TV Brasil, quando cantou "Profissão MC", no tradicional programa Samba na Gamboa. Em homenagem a Bezerra da Silva, o rapper lançou, em 2010, um projeto com repertório do bamba.

O quadro "Pérolas da Rádio" recorda a trajetória de Wilson Batista, personalidade que levou à risca a vida de malandro carioca. Ele é lembrado pelo experiente pesquisador Ricardo Cravo Albin que dedicou uma série de programas contando toda a história do astro na produção "Gente da Música", da Rádio MEC.

O rock também tem espaço nessa edição do Acervo Musical que traz uma performance de Angela Ro Ro soltando a voz no hit "Malandragem", em 2002, no programa "A Vida é um Show", apresentado por Claudio Lins, na TVE/RJ.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato