Influência das cidades na obra de artistas renomados é explorada por série no Canal Curta!

Divulgação Curta!
A complexa relação entre a arte e o contexto em que as obras são criadas é tema constante em diversas discussões teóricas. A série “Geografia da Arte”, a ser exibida no Curta!, contribui para esse debate, revelando oito casos de grandes artistas que foram fortemente influenciados pelo local onde viveram.  Sob direção de Guto Barra e Tatiana Issa e produção da Planet Pop, a série conta as histórias de verdadeiras lendas da arte moderna e contemporânea como Henri Cartier-Bresson, Donald Judd e Keith Haring.

O primeiro episódio fala de um dos artistas americanos mais importantes do século XX, Donald Judd. O pintor e escultor tinha uma carreira de sucesso em Nova York até resolver se mudar para a pequena cidade de Marfa, no Texas. O local se encaixou em sua busca por isolamento, após ter ficado famoso no badalado mundo das artes da década de 1970. Em meio à paisagem desértica, ele construiu a Chinati Foundation - um grande museu de arte contemporânea -, entre outras instituições artísticas. O espaço reúne, até hoje, suas instalações permanentes, além de obras de outros grandes artistas. Atualmente, devido a essa iniciativa de Judd, Marfa é considerada uma “Meca das artes”, apesar de sua localização remota. A exibição é na Terça das Artes, 5 de maio, às 21h. 

Obra multifacetada de Flávio de Carvalho é tema de novo episódio de ‘Matizes do Brasil”

Flávio de Carvalho, um dos grandes nomes do modernismo brasileiro, ficou conhecido por sua obra multifacetada e pela alcunha de “pintor maldito”. Seu trabalho e sua personalidade inquieta são temas de episódio inédito da série “Matizes do Brasil”, exibida pelo Curta!. Especialistas como Aracy Amaral, Renato Rezende, Denise Mattar e Tania Rivera comentam sobre sua atuação em diversos campos das artes e obras polêmicas, como a série de desenhos que retrataram sua própria mãe à beira da morte e a sua “Experîencia nº 2”, que consistiu em caminhar no sentido contrário de uma procissão de Corpus Christi sem tirar o chapéu (um desrespeito que quase causou seu linchamento).

Sob direção de Bianca Lenti, “Matizes do Brasil” é uma série da Giros Filmes dividida em 14 episódios, viabilizada através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) pelo canal Curta!. Outros nomes em destaque são Tarsila do Amaral, Anna Maria Maiolino, Ernesto Neto, Cildo Meireles, Djanira, Helio Oiticica, Lygia Pape e Tunga. Especialistas, como curadores e críticos de arte, fazem comentários sobre as obras. O episódio estreia na Terça das Artes, 5 de maio, às 23h30.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato