Em live do Canal Brasil, Karine Teles fala da quarentena e de trabalhos como ''Bacurau'' e ''Benzinho''

Reprodução
Frequentadora assídua das telas do Canal Brasil, com diversos filmes disponíveis na grade e nas plataformas de VoD, Karine Teles foi a convidada especial da live desta sexta, dia 29, no Instagram do canal (@canalbrasil). A atriz conversou com a repórter Maria Clara Senra sobre a rotina na quarentena, os trabalhos interrompidos durante a pandemia, o sucesso de produções como “Bacurau” e “Benzinho” e a relação intrínseca entre arte e política.

A rotina na quarentena abriu o papo. “Tenho olhado as notícias só uma vez por dia, e apenas de manhã. Nunca leio notícias à noite, ou não durmo. A gente que trabalha com arte está completamente desamparado. A gente já estava, mas agora chegamos a um grau muito perigoso”, e continua: “Isso tudo que está acontecendo provoca uma situação de muita reflexão. São muitas questões trazidas à luz, as novas falhas do nosso sistema de governo. A gente está vendo o racismo tomando forma. Ficamos escutando que racismo é ‘mimimi’ e estamos vendo no Brasil e no mundo que é uma questão que a gente precisa falar e precisa punir os responsáveis”, afirma.

Durante a conversa, Karine lembrou a estreia de “Bacurau”, um dos mais aclamados filmes brasileiros dos últimos tempos, no tapete vermelho do Festival de Cannes, onde conquistou o prêmio de melhor diretor – Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles – e disputou a sonhada Palma de Ouro. “A própria experiência da estreia, esse delírio que é Cannes. Estar ali naquela cidade, vivenciando o festival, vivendo a estreia naquele cinema gigantesco, toda aquela emoção de ver o filme pela primeira vez. Engraçado que, nesse momento, que a gente está vivendo, com os cinemas fechados, pensar que isso tudo aconteceu há um ano aumenta essa sensação de sonho”, revela a atriz. Ela ainda reforça a atualidade do tema. “Acho que é uma bomba política. Tem uma eficiência de abrir cabeças, levantar questões e esclarecer a nossa condição de brasileiro. ‘Bacurau’ não fala da situação atual, ele fala da condição de brasileiro. De ser um país que foi invadido e assassinado. Último lugar a acabar com a escravidão. A gente foi ensinado que os assassinos e os invasores eram os heróis”, contesta.

A convidada também falou sobre a relação entre arte e política: “Acho que a gente está precisando descobrir formas de atuar, de fato, descobrir formas eficientes de tomar atitudes. Por enquanto, só conheço a arte e a cultura como ferramentas de transformação. Mas a sensação de impotência é gigante. Quando a gente vê a polícia invadindo a casa e dando um tiro nas costas de uma criança de 14 anos, não dá. Você pensa ‘o que eu faço não serve para nada’”.

O início da carreira foi assunto da conversa com um debate sobre “Riscado”, seu primeiro papel em um longa-metragem. “O filme surgiu do desespero profundo. Eu estava muito cansada porque queria viver do meu trabalho e não conseguia. Já tinha feito muita coisa no teatro e sempre tive o desejo de estar no cinema. O Gustavo (Pizzi, diretor do filme) levou o material que a gente tinha filmado e levou no Canal Brasil. O canal acreditou no potencial daquele material e aconteceu um milagre. Estreou no Festival do Rio, rodou vários festivais internacionais e, a partir daí, as coisas começaram a acontecer”, relembra.

“Benzinho”, outra produção de sucesso estrelada pela atriz, também fez parte da pauta. “Assim como no ‘Riscado’, a gente parte de uma observação da vida real, mas pega essas sensações e coloca num roteiro para virar cinema. Eu acho que o cinema é uma ferramenta visual e sensorial. Gosto mais quando ele fica mais distante da literatura, do rádio, da novela. Acho que as imagens são muito poderosas. Na construção do roteiro, era importante achar sequências de situações e imagens que pudessem gerar sensações”, diz.

Karine mencionou ainda “Os Últimos Dias de Gilda”, série de ficção que estreia no Canal Brasil no segundo semestre de 2020, e seu próximo trabalho no cinema, “Princesa”. “É um filme de gênero, que esbarra no filme de terror, e um roteiro que ainda está recebendo ajustes”, afirma. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato