No Mundo da Bola homenageia os 85 anos do jornalista João Máximo neste domingo na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
Para celebrar a vida e o legado de João Máximo, experiente jornalista esportivo que comemora 85 anos nesta sexta (29), a TV Brasil resgata uma conversa do veterano com o apresentador Sergio du Bocage para um especial do programa No Mundo da Bola deste domingo (31), às 21h.

O papo descontraído foi gravado para a série de entrevistas "No Álbum da Bola", quadro da atração esportiva da emissora pública. Essa edição da mesa redonda conta, ainda, com os depoimentos dos jornalistas Márcio Guedes e Mário Silva sobre o colega de profissão.

A conversa exclusiva está repleta de boas histórias sobre os bastidores do futebol. Com mais de cinco décadas de profissão, João Máximo revela bastidores da imprensa esportiva no encontro com o também jornalista Sergio du Bocage.

O convidado ainda fala sobre sua produção literária que une a paixão pela música e esportes. O autor recebeu a equipe da emissora pública em sua casa em agosto de 2019 para contar divertidas situações que viveu durante essa longeva carreira em que escreveu várias obras.

Durante a conversa, João Máximo recorda aspectos inusitados sobre a cobertura de futebol. O cronista destaca fatos marcantes em sua trajetória como o relato sobre a seleção brasileira e as diversas Copas do Mundo que acompanhou.

Um dos assuntos em pauta é O "Maracanaço", derrota do time canarinho para o Uruguai na final do mundial de 1950, por 2 a 1, que calou a torcida brasileira. "Foi o roteiro perfeito de um filme que termina em tragédia", recorda João Máximo que acompanho o jogo como torcedor aos 15 anos. O "silêncio ensurdecedor", nas palavras de Nelson Rodrigues, se estendeu para fora do estádio.

Carreira com diversas obras publicadas

Fã de Tostão, João Máximo considera Pelé um craque supremo e Garrincha, um fenômeno. Ele finaliza a entrevista com uma certeza: o futebol ainda vive de paixões. "Eu digo que o lema 'ame-o ou deixe-o' deve ser aplicado ao futebol. O jogo mudou e se você não gosta, não vá mais ao estádio. Vai lá para sofrer? Eu continuo gostando, me dá prazer", conclui o jornalista.

O veterano da imprensa tem uma extensa produção literária sobre música e esportes. Na telinha da TV Brasil, o escritor reflete sobre curiosidades dessas publicações que redigiu sobre personalidades como Noel Rosa e Paulinho da Viola.

Dentista, pesquisador e crítico musical, João Máximo formou-se em jornalismo em 1960. Com mais de uma dezena de livros lançados, o cronista trabalhou nos principais veículos de comunicação do país e foi agraciado com diversos reconhecimentos, entre eles, destaque para dois Prêmios Esso.

Anderson Ramos

No O Universo da TV você encontra as últimas notícias sobre tv paga, programação de tv, plataformas de streaming e muito mais!

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato