![]() |
Divulgação TV Brasil |
O Ciência é Tudo de sábado (30) traz uma conversa com o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela, sobre os programas de Iniciação Científica em vigor no Brasil. Em mais uma edição inédita, que vai ao ar na TV Brasil às 8h30, a série investiga a formação de jovens cientistas no Brasil.
Já na educação básica, as crianças têm o primeiro contato com o mundo científico por meio do programa Ciência na Escola (PCE), lançado em 2019 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com o Ministério da Educação.
Ciência é Tudo ainda apresenta iniciativas como a do Serviço Social da Indústria (Sesi), que oferece aulas de robótica e promove campeonatos entre seus alunos. Jovem cientista brasileira, Juliana Estradioto venceu um concurso de âmbito mundial e foi convidada para assistir à cerimônia do Prêmio Nobel 2019.
O quadro "Ciência é Universo" revela ideias inovadoras de estudantes do Ensino Médio que participaram do Hackaton Espacial, maratona virtual de 24 horas que teve como desafio encontrar soluções para minimizar os impactos da Covid-19 nas atividades espaciais.
Parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Ciência é Tudo reúne informações científicas, curiosidades e reflexões sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas. A produção também traz novidades quanto a investimentos e políticas públicas para o setor.
Entre os quadros do programa estão “Ciência é invenção”, que conta a origem de objetos e ferramentas fundamentais para humanidade. “Ciência é Universo” leva o espectador a um passeio pelo mundo da Astronomia. “Ciência é Trabalho” mostra o dia a dia de profissionais de ciência e tecnologia, além das tendências de mercado, para quem deseja seguir carreira na ciência. Já o “Ciência é entrevista” promove uma conversa sobre um tema de relevância da atualidade, com a possibilidade de sanar dúvidas dos telespectadores.