![]() |
| Divulgação Canal Brasil |
Conheça os filmes em destaque na programação do Canal Brasil de 08 a 14 de junho.
SEGUNDA-FEIRA, 8 DE JUNHO
BACURAU NO MAPA (2020) (61’)
Estreia
Horário: segunda, dia 8 de junho, às 18h05
Classificação: 14 anos
Direção: Kleber Mendonça Filho
Sinopse: Os bastidores da gravação de “Bacurau” (2019), um dos filmes brasileiros mais aclamados e premiados nos últimos anos. A coprodução do Canal Brasil, dirigida por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, conquistou críticos e plateias mundo afora, com destaque para o grande prêmio do júri no Festival de Cannes. Em “Bacurau no Mapa”, o espectador é convidado a conhecer de perto dos bastidores dessa pérola da sétima arte nacional. Neste making of, o diretor apresenta os detalhes das gravações, o trabalho por trás das telas da equipe de cinegrafistas, maquiadores e figurinistas, entre outros, a sinergia entre os cineastas e os atores em cada cena e os pormenores que transformou o filme em uma obra-prima.
TERÇA-FEIRA, 9 DE JUNHO
A GRANDE CIDADE (1966) (80’)
[Cacá Diegues – 80 Anos]
Horário: terça, dia 9 de junho, às 23h45
Classificação: 16 anos
Direção: Carlos Diegues
Sinopse: A homenagem do Canal Brasil a um dos maiores nomes do cinema brasileiro continua. Com Anecy Rocha, Luisa Maranhão, Hugo Carvana, Joel Barcellos, Leonardo Villar, Antonio Pitanga, Sérgio Bernardes, Jofre Soares e mais destaques no elenco, o filme conta a história de Luzia. Buscando uma vida melhor, ela vai do Nordeste brasileiro para o Rio de Janeiro, ao encontro de seu noivo, Jasão. No entanto, o sonho de viver na metrópole se torna um pesadelo quando a personagem descobre que o companheiro se tornou um temido assaltante.
QUARTA-FEIRA, 10 DE JUNHO
SANTIAGO, ITÁLIA (2018) (80’)
[É Tudo Verdade]
Inédito e exclusivo
Horário: quarta, dia 10 de junho, às 20h
Classificação: 12 anos
Direção: Nanni Moretti
Sinopse: O cineasta italiano Nanni Moretti relembra um elo esquecido entre Itália e Chile durante um dos momentos mais terríveis da história do país sul-americano. Após a deposição do presidente eleito Salvador Allende por um golpe militar comandado pelo general Augusto Pinochet, defensores da democracia foram amplamente perseguidos pelas forças oficiais. Taxados como comunistas e subversivos, aqueles que não admitiam a austeridade do governo eram assassinados, viviam na clandestinidade ou partiam para exílios forçados em outros países. Estes últimos encontraram na Embaixada da Itália o abrigo necessário para fugir da repressão e seguir para a Europa em busca de um novo começo para suas vidas. O filme promove um resgate histórico do momento, contextualizando a situação política no Chile durante a década de 1970, e mostra como a Itália, de passado fascista e ditatorial, tornou-se um local aberto para aqueles que sofreram nas mãos de Pinochet. O cineasta utiliza imagens de arquivo da época, mas são os relatos dos entrevistados, baseados em suas próprias memórias, que impulsionam o roteiro e a narrativa.
QUINTA-FEIRA, 11 DE JUNHO
AOS TEUS OLHOS (2017) (87’)
Horário: quinta, 11 de junho, à 0h30
Classificação: 16 anos
Direção: Carolina Jabor
Sinopse: Rubens (Daniel de Oliveira) é um professor de natação de uma turma infantil em um tradicional clube de esportes. O protagonista é amado pelos alunos devido ao seu jeito extrovertido e simpático com todos, querido por Ana (Malu Galli), diretora da associação, e conta com a confiança dos pais dos pequenos membros de sua equipe. Toda a segurança de seu trabalho, no entanto, é posta em xeque quando Alex (Luiz Felipe Melo), um de seus pupilos, o acusa de ter lhe beijado à força. Indignada com o suposto assédio sofrido pelo filho, a mãe do guri divulga a denúncia em um grupo de uma rede social formado pelos pais dos demais membros da turma. Automaticamente, sem qualquer prova do acontecido além da palavra do menino, tem início o linchamento virtual do professor, com protestos veementes e agressivos de todos.
SEXTA-FEIRA, 12 DE JUNHO
FLORES RARAS (2013) (118’)
[Especial Orgulho LGBTQI+]
Horário: sexta, dia 12 de junho, às 23h10
Classificação: 14 anos
Direção: Bruno Barreto
Sinopse: Carmen Lucia Oliveira narrou, nas páginas de Flores Raras e Banalíssimas, o romance entre a poetisa americana Elizabeth Bishop e a arquiteta brasileira Maria Carlota Costallat de Macedo Soares, conhecida popularmente como Lota. Lançada em 2011, a publicação inspirou o cineasta Bruno Barreto a adaptar para o cinema, dois anos depois, a trama de um relacionamento com ares revolucionários em um período conservador da história brasileira. Estrelado por Gloria Pires, Miranda Otto, Tracy Middendorf e Marcello Airoldi, o filme foi exibido no prestigiado Festival de Berlim (Alemanha) – conquistando o segundo lugar pelo voto popular na Mostra Panorama – e, posteriormente, foi laureado com o troféu Grande Otelo em quatro categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – melhor atriz, direção, direção de arte e figurino.
SÁBADO, 13 DE JUNHO
BIXA TRAVESTY (2018) (75’)
[Especial Orgulho LGBTQI+]
Horário: sábado, dia 13 de junho, às 23h10
Classificação: 18 anos
Direção: Kiko Goifman e Claudia Priscilla
Sinopse: Vencedor de prêmios na Espanha, França, Canadá e Itália, o filme recebeu ainda indicações ao Teddy no Festival de Berlim e ao Candango de melhor filme no Festival de Brasília. Linn da Quebrada é uma figura de ares revolucionários por diversos espectros. Cantora e ativista trans, e apresentadora do programa “TransMissão”, ao lado de Jup do Bairro, faz de sua arte e da própria vida um ato político e libertário para a militância LGBTQ+. O documentário coproduzido pelo Canal Brasil em parceria com a Válvula Produções tem a performer como ponto central de uma discussão ampla sobre identidade de gênero, homofobia, fluidez sexual e padrões sociais, tudo isso a partir de uma mescla de momentos que vão desde a vida privada e caseira da artista, encenações em banheiros e saunas até os espetáculos extravagantes por ela realizados.
O sucesso em mostras mundo afora vem exatamente por uma forte integração entre o estilo do filme e sua protagonista; para uma personagem questionadora, sempre interessada em romper padrões, a direção aposta em uma obra no mesmo estilo, sem linearidade e com ousadas cenas de nudez explícita, sem tabus. Entre corpos nus e ideias transgressoras, a cantora discute conceitos de feminilidade, casamento, prazer, identidade de gênero, a necessidade de cirurgias de redesignação sexual e liberdade, no mais amplo sentido da palavra. Com muito bom humor, a trajetória de uma figura capaz de quebrar as correntes da opressão.
DOMINGO, 14 DE JUNHO
AS BOAS MANEIRAS (2017) (135’)
[Especial Orgulho LGBTQI+]
Horário: domingo, dia 14 de junho, às 23h10
Classificação: 16 anos
Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra
Sinopse: O filme é uma fábula de terror, mas não se prende a apenas um gênero. Momentos de drama, romance e comédia são constantes. Ana (Marjorie Estiano) vive sozinha em seu apartamento após ser abandonada pela família e amigos por engravidar fora de seu então noivado. Ela contrata Clara (Isabél Zuaa), uma mulher negra e pobre para ajudar quando o neném nascer. A partir daí o roteiro dá sinais a respeito da natureza intrigante do bebê. Os tons azulados e as imagens noturnas prevalecem na tela, ampliando o clima de mistério, ao mesmo tempo em que a gestante exibe uma drástica mudança comportamental. A jovem dá à luz uma criança em uma das cenas mais impressionantes do filme. A história inicia um novo capítulo alguns anos depois, acompanhando a saga dessa criatura (interpretada por Miguel Lobo).
Tags:
Destaques da Programação
