Com séries, quadros, jogos históricos e reportagens especiais, Esporte da Globo celebra o aniversário do Maracanã

Divulgação Globo
Quando Mário Filho nasceu, em 1950, a notícia rapidamente se espalhou por todos os cantos do mundo. O nome escolhido foi homenagem a um jornalista, crônista esportivo muito famoso na época e um dos principais incentivadores da concepção daquele rebento. Apesar do registro oficial, sempre foi conhecido pela alcunha do bairro que o acolheu, Maracanã. Logo nos primeiros dias de vida, sofreu com uma decepção daquelas. Mas de 200 mil pessoas choraram a perda da Copa do Mundo para o Uruguai justamente na data em que o palco da final completava um mês de vida. Mas a cada fim de semana, o menino aumentava o leque de boas histórias. Sempre gostou de receber visitas. No auge, mais de 200 mil ao mesmo tempo. Gritavam, riam, xingavam e se emocionavam. Os abraços viraram símbolos de novas amizades formadas a partir de uma rede balançando. Laços familiares foram construídos ali, em volta daquele espaço de grama, com duas traves, uma bola e 22 jogadores. O menino da década de 1950 hoje é um senhor. Até por isso, diminuiu a capacidade para os festejos. Um pouco mais de conforto não faz mal a ninguém. Na próxima terça-feira, dia 16, o Maracanã completa 70 anos. E não faltarão homenagens do Esporte da Globo, testemunha de muitos momentos dessa história.

Neste sábado, dia 13, vai ao ar o segundo episódio da série especial do ‘RJ1’  sobre a relação dos grandes clubes do Rio com o Maracanã: o ex-atacante Maurício e o ex-goleiro Jefferson recordam alegrias que tiveram pelo Botafogo no estádio. As comemorações continuam no 'Fantástico' de domingo, dia 14. O repórter Tino Marcos conta histórias como a de Marcello Carlos, que entrou em campo como jogador juvenil, como árbitro em um jogo amador e, recentemente, voltou ao estádio para dar plantão no hospital de campanha que combate o coronavírus, como tecnólogo de radiologia. E a de Fábio Leandro, locutor do estádio de 2004 a 2012. Enfermeiro de origem, ele socorreu Victorio Gutemberg, a voz oficial do estádio por mais de 40 anos e, a caminho do hospital, contou sobre a paixão que tinha pela narração. Mesmo sem ter experiência na função, foi indicado como substituto pelo titular e passou no teste. Por fim, um casal, ela torcedora do Fluminense, ele, do Vasco. O pedido de casamento aconteceu dentro do Maracanã, em um dia de clássico entre os clubes.

O centroavante Fred e o paraguaio Romerito falam sobre a relação do Fluminense com o local no ‘RJ1’ de segunda-feira, dia 15. E na terça-feira, 16, dia do aniversário, o telejornal exibe um "Cafezinho com Escobar" especial. De forma remota, o apresentador conversa com os repórteres Eric Faria, Marcos Uchôa e Tino Marcos, testemunhas de momentos especiais do Maracanã. No Globoesporte.com, um infográfico em 3D traz as diversas fases do estádio, incluindo obras que foram feitas ao longo dos anos e listas com os maiores públicos e artilheiros.

No SporTV, a terça-feira de festa tem uma programação toda voltada para o aniversariante. Às 11h30, entre o 'Redação' e o 'Seleção', será exibida a final da Copa América de 1989, entre Brasil e Uruguai, quando Romário fez de cabeça o gol que selou o título brasileiro. Das 15h às 19h, compactos de quatro jogos históricos dos grandes clubes cariocas: a conquista do Estadual de 1984, pelo Fluminense, um emocionante Fla-Flu decidido na cabeçada de Assis;  o fim do jejum de 21 anos do Botafogo na decisão do Campeonato Carioca de 1989;  o primeiro jogo da final do Torneio Rio-São Paulo de 1999, com a vitória por 3 a 1 do Vasco sobre o Santos, que deixou a taça mais próxima de São Januário; e a final da Copa do Brasil de 2006, com o triunfo do Flamengo diante do rival Vasco.

Às 19h começa o 'Faixa Especial', com um dos jogos mais marcantes da história do Maracanã, a vitória por 2 a 0 da seleção brasileira sobre os uruguaios, na última rodada das Eliminatórias da Copa de 1994. Um verdadeiro show do Baixinho Romário. Na sequência, a 'Sessão Cinefoot', traz duas produções sobre o antigo setor popular, extinto no início deste século. O curta "Geral", de 15 minutos, mostra os torcedores folclóricos, que eram facilmente reconhecidos. "Geraldinos", filme de 1h15 gira em torno das mudanças para a modernização e, consequentemente, a exclusão de um espaço que virou marca registrada em boa parte da história do estádio. Fechando a programação especial, um 'Baú do Esporte' sobre Zico, o maior artilheiro do Maracanã.

No domingo, dia 21, estreia no ‘Esporte Espetacular’ uma série sobre os 70 anos, com depoimentos de personagens como Zico, Romário, Roberto Dinamite e Rivelino. No primeiro episódio, a história da construção do estádio e as páginas escritas pela seleção brasileira no local. No segundo, o Maracanã visto como um centro pop, que não  recebem apenas os maiores craques do mundo, mas também artistas e referências religiosas, como o papa João Paulo II.

O Globoesporte.com também vai disponibilizar um material em primeira pessoa, como se fosse o estádio contando a sua própria história, com momentos marcantes, curiosidades e fotos. E uma pesquisa com jornalistas para eleger o jogo mais importante da história do estádio nestes 70 anos de existência. Com certeza, o vencedor não será unanimidade. Afinal, o Maracanã deu vida a inúmeros momentos especiais. O gol ali tem som diferente. Talvez seja a rede, ou então a cobertura acima da arquibancada. Ou talvez o conjunto da obra. Mas é certo que a acústica ali é única. Que venham mais 70 anos de alegrias e celebrações no estádio que tem a atmosfera tão singular que nenhum de seus irmãos espalhados pelo mundo conseguiu a proeza de desbancá-lo como o mais charmosos e emblemático de todos. Vida longa ao Velho Maraca!

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato