Globo, Multishow e GNT transmitem especial junino com programação temática que inclui culinária, dança e shows

Foto: João Luis/Divulgação
Junho chegou e deu início, em todo o Brasil, à época de uma das maiores tradições nacionais: as festas juninas. No momento, elas ainda não podem acontecer presencialmente, mas a tradição, a diversão e os festejos estão garantidos nas telas da Globo com o ‘Arraiá Em Casa’. No dia 27 de junho, GNT, Multishow e TV Globo se unem, mais uma vez, em um especial multiplataforma. Uma noite inteira de programação temática, que pretende mostrar todas as características das celebrações juninas nos diferentes estados brasileiros, levando para as casas do público tudo que é de direito – das comidas às vestimentas, das diferentes decorações às tradições e, claro, muita música. O arraiá estará, também, nas plataformas digitais dos canais, que transmitirão os shows e terão cobertura e conteúdos exclusivos. A estratégia digital do especial foi desenhada em parceria com a VIU Hub, unidade de negócios digitais da Globo.

Para cozinhar e entrar no clima

O GNT dá início à festa, a partir das 20h. Como não tem festa junina sem bolo de milho, canjica, paçoca e tantos outros quitutes de dar água na boca, Thaynara OG comandará o ‘Arraiá Em Casa’, ao vivo, diretamente do Maranhão, mostrando receitas, decorações, danças e costumes típicos das tradições juninas de diferentes regiões do Brasil. “Eu sempre tive uma ligação muito forte e especial com essa tradição, no Maranhão é uma data única do nosso folclore. Para o brasileiro foi triste saber que esse ano a festa seria diferente por conta de uma pandemia. Mas, por outro lado, é hora de inovar, se reinventar. Por isso eu fico muito feliz em fazer parte do ‘Arraiá Em Casa’ com uma programação que mata a saudade do brasileiro”, comemora Thaynara. “Vamos mostrar as peculiaridades da festa junina em cada lugar do país, vai ser muito gostoso. Tem grandes nomes confirmados no projeto e eu estou muito empolgada”, adianta.

Para promover um intercâmbio especial entre o mundo da gastronomia e as raízes nordestinas das festas de junho, ela terá a companhia do chef Claude Troisgros e de Fabiana Karla, que trocarão figurinhas – e receitas – de diferentes pratos juninos, cada um de sua casa. “Eu descobri a importância das festas Juninas com o Batista. É uma celebração das tradições nordestinas que passou a fazer parte da minha vida, com pratos como preparar um arroz doce, canjica e tapioca. É uma festa alegre que deixa nosso paladar mais feliz”, define Claude. Já Fabiana conta que está pronta para representar a culinária de seu estado, Pernambuco: “Vou ensinar o Claude a fazer um mungunzá, receita de mainha. Vocês vão ficar com água na boca!”, promete.

Além disso, para completar o arraiá, grandes nomes nordestinos da música participarão com recados enviados em vídeo, falando sobre a importância dos festejos juninos como manifestação cultural em suas cidades. E, claro, darão uma palinha de suas músicas. Já no correio elegante, as personalidades vão enviar seus recados apaixonados. 

O especial terá um aquecimento no canal de Thaynara OG no YouTube, produzido pela VIU Hub, unidade de negócios digitais da Globo, onde, a partir do dia 24, serão publicados vídeos com convidados como Laura Brito, Rafa Kalimann e Preta Gil. E, no dia 27, o esquenta fica por conta de uma live da maranhense começando 30 minutos antes do início do ‘Arraiá em Casa’.

Para animar e dançar

No Multishow, a música e a quadrilha estão garantidas também a partir das 20h. Na TV e no canal ‘Música Multishow’, no Youtube, o público poderá acompanhar na íntegra a transmissão de shows especiais. O forró está garantido com Xand Avião e a noite musical abre espaço também para toda a animação e romantismo das duplas Fernando & Sorocaba e Matheus & Kauan. A festa também será online, com a cobertura completa do ‘Arraiá Em Casa’ nas redes sociais do Multishow.

Fernando, da dupla com Sorocaba, conta que as festas juninas fazem parte não só de sua vida, mas também da carreira musical da dupla: "Mesmo com a pandemia, não poderíamos deixar passar em branco um festejo tão especial. Esse show é uma forma de levar um pouco dessa energia para casa das pessoas, numa festa tão tradicional, tão brasileira, em que a música sertaneja se enquadra de uma forma única. Assim como o forró, a música sertaneja também faz parte do São João. Então estamos muito felizes por poder criar essa conexão com o povo brasileiro através dessa apresentação”. 

Xand Avião também não esconde a ansiedade para entrar na festa. “O mês junino em 2020 é completamente diferente dos anos anteriores. Normalmente nessa época a agenda de shows é duas vezes maior e os festejos tomam conta do país inteiro. Desta vez estaremos em isolamento social, mas fico feliz do projeto ‘Em Casa’ enaltecer essa festa tão importante na cultura brasileira – não só nordestina. Vamos manter acessa a chama dessa comemoração para que ela volte ainda maior e mais viva no futuro”, garante o cantor.

A dupla Matheus e Kauan comemora a participação no ‘Arraiá Em Casa’ e adianta que está preparando um repertório temático para a transmissão. “A tradição dos arraiás no Brasil é o que temos de mais bonito na nossa cultura. Todos os anos cumprimos uma agenda de ponta a ponta no país para celebrar as festas que compõem o nosso folclore. Participar do 'Arraiá Em Casa' vai ser uma forma de não deixar o apagão cultural acontecer. Somos um povo de alegria, de festas, de comemorar. E, dentro da sua programação, a Globo proporcionar esses festejos para quem está em casa vai ser um grande entretenimento”, elogia Matheus Aleixo. “A gente promete um repertório especial e com algumas músicas com pegada junina. Vamos nos unir aos amigos Fernando e Sorocaba, que estarão em São Paulo, e Xand Avião, lá do Nordeste, usando a tecnologia para contagiar milhões de brasileiros em nome da nossa cultura”, completa Kauan.

Um arraiá com tudo que tem direito

A TV Globo abre espaço para a festança a partir das 22h30. Fabiana Karla apresentará na emissora os melhores momentos do que rolou no GNT e no Multishow, além de trechos do show que estará acontecendo ao vivo, em um especial junino com meia hora de duração. Ao final do especial, o ‘Arraiá Em Casa’ continuará ao vivo no Multishow – na TV e no YouTube ‘Música Multishow’ – com muita música. “Participar desse evento tem um sabor especial para mim, que sou nordestina e aguardo todo ano essa festa que faz parte da minha vida desde criança. O convite para apresentar só me envaidece! Vai ser uma comemoração diferente, mas com certeza vai acender a fogueira no coração de quem estiver assistindo”, antecipa Fabiana.

Antes mesmo do sábado junino, a TV Globo fará um esquenta durante toda a semana com o ‘Encontro com Fátima Bernardes’ e o ‘É de Casa’, que exibirão matérias temáticas, terão dicas juninas e receberão convidados especiais do ‘Arraiá Em Casa’.

ParaQuemDoar.com

A solidariedade terá lugar no ‘Arraiá em Casa’ através da plataforma ParaQuemDoar.com.br, desenvolvida e lançada pela Globo para quem deseja apoiar institutos, fundações, entidades e movimentos sociais que estão trabalhando para minimizar os impactos da pandemia. Durante a transmissão da festa ao vivo, no dia 27, o público poderá realizar doações por meio da plataforma para projetos do nordeste e de todo o Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato