No Dia do Meio Ambiente, elenco e autores de 'Aruanas' falam sobre a importância de cuidarmos melhor do planeta

Divulgação Globo/Fábio Rocha
O Dia Internacional do Meio Ambiente é comemorado hoje, no dia 05 de junho. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar sobre a destruição do meio ambiente. A série ‘Aruanas’, uma produção original da Globo exclusiva para o Globoplay, em coprodução com a Maria Farinha Filmes, tem uma forte temática ambiental e, além de entreter, é um convite à reflexão sobre a preservação da biodiversidade.
"Acho fundamental uma série que toca em um dos assuntos que mais diz respeito a nossa continuidade nesse planeta”, aponta Taís Araújo, intérprete da advogada Verônica. “É um momento propício para alertar a sociedade civil e nos chamar para, todos juntos, batalharmos pela preservação do meio ambiente, dos ativistas e da vida. Ter um dia é importante e simbólico para lembrar que todos nós fazemos parte deste planeta e a sua continuidade, com vida plena e para todos, depende de cada um de nós".
‘Aruanas’ é exibida todas às terças-feiras, logo após a novela ‘Fina Estampa’, e conta a luta de quatro ativistas ambientais - Verônica (Taís Araújo), Natalie (Débora Falabella), Luísa (Leandra Leal) e Clara (Thainá Duarte), que  investigam uma série de crimes ambientais na cidade de Cari, na Amazônia, envolvendo garimpos clandestinos e uma grande mineradora nacional, comandada por Miguel (Luiz Carlos Vasconcelos). A trama dessas ativistas e a luta pela preservação das florestas é um bom exemplo de reflexão para o Dia do Meio Ambiente.
Para Débora Falabella, que vive a jornalista Natalie na trama, o dia de hoje funciona como um lembrete: "Essa data, assim como qualquer outra ligada a uma causa, tem a importância de nos lembrar de algo que deveríamos ter em mente todos os dias, em todas as nossas ações. Acredito que a nossa série, passando uma vez na semana, faz com que as pessoas discutam sobre esse assunto por muito mais tempo e que este tema faça parte da nossa vida. Até porque, para a nossa sobrevivência e de todas as pessoas que habitam esse mundo, precisamos pensar além do nosso 'eu' e da nossa casa". 
‘Leandra Leal, que interpreta a ativista Luiza, define o cenário: "Estamos num momento de crise decisivo para o futuro da humanidade. Certamente não deu certo o que fizemos com o nosso planeta. É hora de pensar um novo mundo, ter novos sonhos e repensar nossa relação com o planeta". Thainá Duarte, que na série vive a jovem Clara, concorda que é necessário rever hábitos e atitudes, em nome de um bem maior: “Diante do estilo de vida que levamos hoje, sempre estimulados ao consumo, não é fácil assumir hábitos sustentáveis, mas é uma conversa urgente que precisamos colocar em pauta. A gente tem que lembrar que o ser humano é parte do meio ambiente e não dono dele”.
Para os ativistas e autores de ‘Aruanas’, Marcos Nisti e Estela Renner, o Dia do Meio Ambiente serve também como um alerta: “O Brasil, atualmente, é apontado como um dos poucos países que não terão redução de emissão de CO2 em 2020”, comenta Marcos Nisti. Segundo o autor, ‘Aruanas’ ajuda a jogar luz sobre a questão: “Os garimpos ilegais seguem sendo abertos e destruindo nossas florestas. É muito importante termos ‘Aruanas’ no ar, na televisão aberta, neste momento”. Já Estela Renner afirma: “Ainda dá tempo de salvar nossas florestas, rios, mares, animais e garantir nossa habitabilidade no planeta. É necessário pensar e agir coletivamente para que lá na frente possamos seguir contando histórias e evoluindo como humanidade".
Para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Globo lançou uma série de ações para incentivar a mudança de comportamento e uma melhor relação com o meio ambiente. Reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental, as iniciativas – que incluem campanha na programação de TV, pílulas nas mídias sociais e lives – fazem parte da plataforma de comunicação Menos é Mais, lançada em 2015 com o objetivo de promover a reflexão sobre consumo consciente e sustentabilidade ambiental. Mateus Solano, Vladimir Brichta, Klebber Toledo e as atrizes de ‘Aruanas’ Camila Pitanga, Thainá Duarte e Taís Araújo gravaram, em suas casas, pílulas com dicas para fazer o descarte correto de resíduos. Os vídeos, que serão publicados nos perfis da Globo nas mídias sociais são sobre separação de resíduos, coleta seletiva, limpeza de resíduos sólidos, cuidados com descarte de medicamentos, cuidados com o descarte de materiais cortantes, luvas e máscaras (por conta da pandemia) e como montar uma composteira caseira.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato