Home Top Ad

Programa Conhecendo Museus mostra acervo sobre cultura e história do Nordeste

Share:

Divulgação TV Brasil
A história, os costumes, a arte, a cultura, a culinária, os valores e toda a alegria do povo do Nordeste brasileiro inspiram o novo episódio da série Conhecendo Museus desta quarta (1), às 7h15, na TV Brasil. Para mostrar este acervo, a atração vai até o Museu do Homem do Nordeste, localizado na cidade pernambucana do Recife. 

Fundado em 1979 pelo sociólogo Gilberto Freyre, o museu antropológico fala sobre pessoas e tudo o que tem a ver com elas: seus hábitos, religiosidade, produção artística, lutas sociais e festas. Os nove Estados da região nordestina estão representados nos seus mais diversos aspectos. 

O acervo é riquíssimo. São 15 mil peças de uma herança deixada por três antigos museus: o de antropologia, o de arte popular de Pernambuco e o do açúcar. Lá dentro, o programa revela as diversas caras que compõem o Nordeste, em peças que podem ser encontradas nas oficinas, ateliês, feiras de artesanato e mercados da região. 

Durante o episódio, a produção mostra o quanto a identidade brasileira está contemplada neste museu. Nas paredes, as fotografias, pinturas, esculturas e roupas dividem espaço com instrumentos musicais, imagens que ilustram os orixás do Candomblé, o belíssimo Maracatu, o bumba meu boi, o vaqueiro do sertão. Todos esses elementos oferecem ao visitante estímulos, sensações, lembranças, perguntas, respostas e conhecimento. 

O local está aberto ao público, e revela detalhes valiosos para o país e para o povo nordestino. Além disso, o museu possui um espaço cultural e uma loja com produtos artesanais.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.