Programa Conhecendo Museus mostra acervo sobre cultura e história do Nordeste

Divulgação TV Brasil
A história, os costumes, a arte, a cultura, a culinária, os valores e toda a alegria do povo do Nordeste brasileiro inspiram o novo episódio da série Conhecendo Museus desta quarta (1), às 7h15, na TV Brasil. Para mostrar este acervo, a atração vai até o Museu do Homem do Nordeste, localizado na cidade pernambucana do Recife. 

Fundado em 1979 pelo sociólogo Gilberto Freyre, o museu antropológico fala sobre pessoas e tudo o que tem a ver com elas: seus hábitos, religiosidade, produção artística, lutas sociais e festas. Os nove Estados da região nordestina estão representados nos seus mais diversos aspectos. 

O acervo é riquíssimo. São 15 mil peças de uma herança deixada por três antigos museus: o de antropologia, o de arte popular de Pernambuco e o do açúcar. Lá dentro, o programa revela as diversas caras que compõem o Nordeste, em peças que podem ser encontradas nas oficinas, ateliês, feiras de artesanato e mercados da região. 

Durante o episódio, a produção mostra o quanto a identidade brasileira está contemplada neste museu. Nas paredes, as fotografias, pinturas, esculturas e roupas dividem espaço com instrumentos musicais, imagens que ilustram os orixás do Candomblé, o belíssimo Maracatu, o bumba meu boi, o vaqueiro do sertão. Todos esses elementos oferecem ao visitante estímulos, sensações, lembranças, perguntas, respostas e conhecimento. 

O local está aberto ao público, e revela detalhes valiosos para o país e para o povo nordestino. Além disso, o museu possui um espaço cultural e uma loja com produtos artesanais.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato