Série da TV Brasil mostra acervo sobre costumes da região catarinense do Vale Europeu

Divulgação TV Brasil
A bela cidade de Blumenau, em Santa Catarina, reserva um passeio inédito para o programa Conhecendo Museus desta segunda-feira (22), às 7h15, na TV Brasil. Neste episódio a produção vai até o Museu de Hábitos e Costumes, que abriga um rico acervo sobre o universo do vestir-se, costurar, morar e viver do Vale Europeu catarinense a partir do século XIX. 

A moda e os costumes dos moradores de Blumenau e região, durante o século XIX e início do século XX, são representados e valorizados no museu por meio de mobiliário, porcelanas, vestuário, utensílios domésticos, brinquedos e centenas de outros objetos. 

Grande parte do acervo foi doado à Fundação Cultural de Blumenau por Ellen Weege Vollmer, empresária blumenauense. Ela começou sua coleção com peças da família e depois com objetos de outras pessoas. Foi assim que preservou mais de 5 mil itens. Em 2010, a empresária fez uma doação à Prefeitura de Blumenau que deu origem ao Museu de Hábitos e Costumes. 

O programa de segunda mostra que, no local, o visitante é levado a conhecer parte da história através de peças que identificam  hábitos e costumes em seus diferentes contextos históricos, culturais e sociais. É um espaço tanto para contemplação, como para pesquisa. 

O Museu de Hábitos e Costumes está instalado em um casarão de 1898 que pertenceu ao cônsul alemão Gustav Salinger. A família Salinger residia na parte superior do prédio e o andar térreo abrigava o comércio de importação e exportação. 

Na década de 1930, o casarão sediou o Banco Nacional do Comércio. De lembrança dessa época ainda existe o cofre forte, um espaço revestido com várias chapas de aço onde hoje estão as exposições temporárias. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato