Série da TV Brasil visita Museu da Imagem e do Som nesta segunda

Divulgação TV Brasil
Um novo episódio da série Conhecendo Museus vai até o Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro para conferir de perto uma parte da história cultural do país contada através da música e da imagem. O programa inédito vai ao ar na segunda-feira (29), às 7h15, na TV Brasil

Inaugurado em 1965, o MIS é considerado o primeiro museu audiovisual do Brasil. Além de preservar importantes coleções que atendem aos interesses de um público pesquisador amplo e diversificado, o prédio da Praça XV, tombado em 1989, é em si uma das mais belas peças de sua coleção, constituindo um exemplar histórico raro dos pavilhões construídos para abrigar a Exposição do Centenário da Independência do Brasil, realizada em 1922. 

Além do prédio da Praça XV, o MIS começou a ocupar, nesse mesmo ano, um outro edifício, localizado no bairro da Lapa. Essa sede é atualmente ocupada por setores administrativos do museu e abriga parte da coleção disponível à pesquisa. 

O programa de segunda mostra o acervo de cerca de 1.100 depoimentos com, aproximadamente, quatro mil horas de gravação abrangendo os mais diversos segmentos da cultura. O MIS não se restringe à guarda de objetos remanescentes do passado, mas está em dia com o presente e voltado para o futuro. Registra e preserva a memória, usando tecnologias disponíveis em cada época. 

São 30 coleções que reúnem 304.845 documentos nos mais variados suportes. Lá é possível conferir 93 mil fotografias, incluindo 1700 negativos em vidro e 26 mil estereoscópicas, de grande valor histórico, algumas raras; uma discoteca de quase 60 mil discos entre LPs, compactos e 78 RPM, das diversas compilações, com cerca de 18 mil discos da Rádio Nacional, reunindo músicas, novelas e scripts de programas que marcaram época. A maioria das coleções chegou ao MIS por meio de doação, e algumas foram adquiridas no momento de sua fundação. 

Além do acervo documental, o espaço possui uma reserva técnica, onde estão guardados os objetos tridimensionais das diferentes coleções e uma biblioteca com aproximadamente nove mil títulos entre livros, catálogos, revistas e teses. Na reserva técnica, a atração desta segunda revela  preciosidades como o saxofone de Abel Ferreira, o piano de Ernesto Nazaré, indumentárias de Elizeth Cardoso e o bandolim do Jacob. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato