Home Top Ad

TV Cultura - Destaques da Semana de 29 de junho a 5 de julho

Share:

Divulgação
Conheça os destaques da programação da TV Cultura de 29 de junho a 05 de julho.

Roda Viva – Natalia Pasternak

Na segunda-feira (29/6), o Roda Viva recebe a microbiologista Natalia Pasternak, pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e fundadora do Instituto Questão de Ciência, organização dedicada à promoção de políticas públicas baseadas em evidências científicas. Durante o programa serão tratados temas que suscitam dúvidas entre a maioria das pessoas, como questões ligadas ao sistema imunológico e a proteção contra doenças, incluindo o coronavírus. O Roda Viva conta com uma bancada de entrevistadores formada por Sabine Riguetti, criadora e coordenadora da agência Bori e pesquisadora da Unicamp; Mariluce Moura, criadora e coordenadora do site Ciência na Rua; Giovana Girardi, repórter de ciência e ambiente do jornal O Estado de S.Paulo; Semayat Oliveira, jornalista e cofundadora do projeto Nós Mulheres da Periferia; e Luciana Coelho, editora do núcleo de cidades do jornal Folha de S.Paulo. Há ainda a participação remota do cartunista Paulo Caruso. Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar às 22h, ao vivo, na TV Cultura, no site da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Bubu e as Corujinhas – Girabiel

A partir desta segunda-feira (29/6), Bubu e as Corujinhas vai ao ar com episódios inéditos e em novo horário, às 7h15. O seriado infantil é exibido de segunda a sexta-feira na TV Cultura. No episódio, Biel engole uma semente de girassol acidentalmente no meio de uma brincadeira. E então, os irmãos Bubu, Biel e Bonie aprendem sobre o sistema digestório e o que acontece com a comida dentro do corpo humano com a Perereca de Vidro, uma apaixonada pelo funcionamento do corpo.

Infantis – Faixa Quintal da Cultura, manhã

A TV Cultura ganha a partir de segunda-feira (29/6), durante o Quintal da Cultura, novos seriados infantis. Ao longo da faixa, que é transmitida de segunda a sexta-feira, com início às 07h30, quatro estreias marcam o início da programação que irá divertir as crianças:

Cocoricó

A clássica série infantil retrata o dia a dia de Júlio e seus amigos, seja na fazenda ou na cidade. Cocoricó vai ao ar de forma remasterizada e em alta definição. E aos sábados e domingos, o programa é exibido às 14h15.

SOS Fada Manu – Quem vê cara não vê pezão

Em SOS Fada Manu, ser uma aprendiz de fada madrinha no Reino Encantado é um desafio e tanto. No primeiro episódio, ela precisa ajudar Cinderela que tem pezões gigantes.

Ricky Zoom – O pneu furado

Construído para velocidade, Ricky é uma moto resgate vermelha que vive muitas aventuras em Wheelford, cidade de duas rodas. Seu amigo Loop, no primeiro episódio, fura o pneu quando estava a caminho de uma importante apresentação. Horário alternativo: aos sábados e domingos, 13h30.

Rev & Roll – Tudo o que puder fazer

Numa cidade em que todos têm seu companheiro de quatro rodas, Rev se diverte com seu melhor amigo Ronco, um caminhão. No primeiro episódio, Rev e Avery competem para ver quem é o melhor ajudante. Como horário alternativo aos sábados e domingos, às 13h45.

Infantis – Faixa Quintal da Cultura, tarde

A faixa da tarde do Quintal da Cultura também não fica de fora das estreias infantis. Com exibição de segunda a sexta-feira, a partir das 14h30, Tromba Trem ganha destaque. O seriado conta a história de um elefante indiano que perde a memória ao cair do céu no cerrado brasileiro. Ele encontra uma tamanduá vegetariana um urubu sábio e caipira e uma colônia de cupins. Juntos embarcam em num trem a vapor pela América Latina. Em horário alternativo, vai ao ar às 9h15, aos sábados.

Experimentos Extraordinários – Equipe Extraordinária

Nesta terça-feira (30/6), estreia na TV Cultura a série Experimentos Extraordinários, com Iberê Thenório, do Manual do Mundo. Iberê é contratado para ser produtor, diretor geral, diretor de arte e consultor técnico do programa de experimentos, mas acaba descobrindo que a tarefa não será nada fácil. Principalmente por conta de sua equipe, composta pelo apresentador Valentino Britz (um ator falido que se acha a última bolacha do pacote) e quatro estagiários inexperientes e atrapalhados. Vai ao ar a partir das 19h45, na TV Cultura.

Café Filosófico Expresso – Avareza na Literatura Infantojuvenil

Nesta terça-feira (30/6), o Café Filosófico Expresso, programa que aborda os sete pecados capitais, fala sobre a avareza. No episódio, a escritora e professora Silvia Oberg convida a ilustradora e também escritora Lúcia Hiratsuka para tratar do tema. As duas analisam Um Conto de Natal, de Charles Dickens, e discutem como ele pode nos levar a uma conversa sobre literatura infantil. Vai ao ar às 23h, na TV Cultura.

Revista do Esporte – Walter Casagrande

O Revista do Esporte desta quarta-feira (1º/7), tem como convidado o ex-jogador e comentarista de futebol Walter Casagrande. No programa, o ex-centroavante fala sobre o movimento Esporte Pela Democracia, que ele ajudou a criar ainda este mês, e sobre seu livro Travessia, que será lançado na véspera do programa. Além disso, o esportivo destaca os principais jogos das Ligas Europeias que aconteceram durante a semana e fala sobre a possível volta dos times paulistas aos treinos. Com apresentação de Vladir Lemos, a atração vai ao ar às 20h45, na TV Cultura.

Opinião Nacional – Suicídio entre jovens

O Opinião Nacional desta quarta-feira (1º/7) fala sobre suicídio entre crianças e adolescentes no Brasil. A taxa de suicídio no país aumentou 7% em seis anos, segundo pesquisa revelada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2019, fato que vai na contramão da redução do índice mundial (queda de 9,8%). Também foi apurado que os jovens são os mais afetados pela adversidade: de acordo com a mesma pesquisa, o suicídio é a segunda causa de morte mais frequente entre os jovens de 15 a 24 anos. Além disso, um outro estudo, realizado pelo mapa da violência entre os anos de 2003 e 2013, registrou um aumento de 10% nos casos de suicídio entre crianças e adolescentes dos nove aos 19 anos. Apresentado por Andresa Boni, o programa vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.

Papo de Mãe – Racismo e Maternidade

O Papo de Mãe desta quinta-feira (2/7) fala sobre racismo e maternidade. Após um levantamento, foi descoberto que as maiores vítimas de violência obstétrica são as mulheres negras. Para tratar do tema, o programa recebe Rafaela Nunes, mãe do Giovanni, de quatro anos. Ela teve o bebê aos 15 anos de idade e sofreu esse tipo de violência. Foram convidadas também a socióloga Najara Costa e a ginecologista Ligia Rodrigues, que conta algumas dificuldades pelas quais passou na carreira de médica. Apresentado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza, vai ao ar às 19h15, na TV Cultura.

Quem Foram Os Gregos – Parte 2

Nesta quinta-feira (2/7), vai ao ar a segunda e última parte do documentário Quem Foram Os Gregos. No episódio, o Dr. Michael Scott investiga os legados da Grécia antiga - o que tornou os gregos tão bem sucedidos, porque seus legados são tão duradouros e porque ainda têm uma influência tão poderosa sobre nossas imaginações hoje. Vai ao ar às 20h15, na TV Cultura.

As Coisas que Você Precisa Saber – O Universo

Nesta sexta-feira (3/7), o público pode conferir o segundo episódio de As Coisas Que Você Precisa Saber. Como e onde tudo começou, como as estrelas nascem e outras grandes questões acerca do universo são tema da atração. Respostas fascinantes, repletas de ciência e certa estranheza vão ao ar às 20h45, na TV Cultura.

Águias da Cidade – O Desafio dos Águias

Nesta sexta-feira (3/7), estreia na TV Cultura a terceira temporada da série Águias da Cidade, que mostra o trabalho das equipes médicas destacadas para socorrer vítimas de acidentes, atropelamentos e baleados. No primeiro episódio, um dos casos é o da vítima de um acidente ocorrido a 14 quilômetros da base dos Águias. O helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar de São Paulo chega ao local em apenas cinco minutos, mas o piloto tem dificuldade para pousar. Em sua primeira missão, o tenente médico Tobias é obrigado a desembarcar antes de a aeronave tocar o solo completamente. Ele encontra a vítima com fratura de bacia, hemorragia interna e parada cardiorrespiratória. Vai ao ar às 22h45, na TV Cultura.

Brinquedonautas – Piões de Babaçu

Neste sábado (4/7), estreia, às 8h30, o seriado infantil Brinquedonautas. Zeca, Gui, Dara, Malu e Tuti viajam pelo mundo a bordo do Zepelim conhecendo crianças e brincadeiras novas. No primeiro episódio, chegam na comunidade de Camiranga para brincar com os Piões de Babaçu.

Território do Brincar – Casinha

A cultura da infância brasileira pode ser conferida na estreia do Território de Brincar, neste sábado (4/7), às 12h10, na TV Cultura. Crianças do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, criam e recriam no seu imaginário a intimidade e a beleza da brincadeira de casinha, no primeiro episódio.

Sushi e Além, Uma Família Britânica Saboreando o Japão – Omoide, Yokocho e Shinjuku

Neste sábado (4/7), estreia na TV Cultura o seriado Sushi e Além, Uma Família Britânica Saboreando o Japão. Neste primeiro episódio, o escritor britânico Michael Booth, após ler um livro sobre a culinária japonesa, resolve viajar com sua família para o japão a fim de conhecer melhor os pratos e costumes orientais. A atração, em live action, vai ao ar às 12h45.

Cultura Livre – Céu

O Cultura Livre deste sábado (4/7) recebe Céu, que fala sobre o APKÁ!, quinto disco de estúdio da cantora e compositora. Ao longo da edição ela fala sobre as influências na composição do mais recente álbum e canta canções como Coreto, Forçar o Verão e Ocitocina. O programa traz ainda uma matéria com BNegão, que fala sobre as músicas favoritas do álbum A Tábua de Esmeralda, de Jorge Ben Jor. Para finalizar, um compilado do acervo da emissora que homenageia a cantora Clara Nunes. Apresentado por Roberta Martinelli, vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

Sr. Brasil – Brau de Souza e Rildo Hora

No domingo (5/7), o Sr. Brasil recebe o sambista Brau de Souza e o cantor e compositor Rildo Hora. Brau performa suas canções autorais Vida de Pescador e Samba de Responsa, enquanto Rildo apresenta sua interpretação da música Sampa, de Caetano Veloso. Em meio a vários causos divertidos e histórias do sertão, o apresentador, Rolando Boldrin, ainda canta sua música Moda do Invejoso, presente no disco Lambendo a Colher. Vai ao ar às 9h, na TV Cultura.

Vale de Água e Fogo – Temporada Esmeralda

No domingo (5/7), estreia na TV Cultura a série Vale de Água e Fogo. A série de três partes mapeia a mudança sazonal no vale de Luangwa desde as primeiras chuvas, que trazem uma mudança dramática para um vale ressecado por uma estação seca de sete meses. Córregos e rios começam a fluir, poços de água aparecem e lagoas começam a encher. O rio Luangwa se transforma de um canal raso em uma via larga e majestosa, uma das maiores da Zâmbia. Vai ao ar às 17h, na TV Cultura.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.