TV Cultura - Destaques da Semana de 29 de junho a 5 de julho

Divulgação
Conheça os destaques da programação da TV Cultura de 29 de junho a 05 de julho.

Roda Viva – Natalia Pasternak

Na segunda-feira (29/6), o Roda Viva recebe a microbiologista Natalia Pasternak, pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e fundadora do Instituto Questão de Ciência, organização dedicada à promoção de políticas públicas baseadas em evidências científicas. Durante o programa serão tratados temas que suscitam dúvidas entre a maioria das pessoas, como questões ligadas ao sistema imunológico e a proteção contra doenças, incluindo o coronavírus. O Roda Viva conta com uma bancada de entrevistadores formada por Sabine Riguetti, criadora e coordenadora da agência Bori e pesquisadora da Unicamp; Mariluce Moura, criadora e coordenadora do site Ciência na Rua; Giovana Girardi, repórter de ciência e ambiente do jornal O Estado de S.Paulo; Semayat Oliveira, jornalista e cofundadora do projeto Nós Mulheres da Periferia; e Luciana Coelho, editora do núcleo de cidades do jornal Folha de S.Paulo. Há ainda a participação remota do cartunista Paulo Caruso. Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar às 22h, ao vivo, na TV Cultura, no site da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Bubu e as Corujinhas – Girabiel

A partir desta segunda-feira (29/6), Bubu e as Corujinhas vai ao ar com episódios inéditos e em novo horário, às 7h15. O seriado infantil é exibido de segunda a sexta-feira na TV Cultura. No episódio, Biel engole uma semente de girassol acidentalmente no meio de uma brincadeira. E então, os irmãos Bubu, Biel e Bonie aprendem sobre o sistema digestório e o que acontece com a comida dentro do corpo humano com a Perereca de Vidro, uma apaixonada pelo funcionamento do corpo.

Infantis – Faixa Quintal da Cultura, manhã

A TV Cultura ganha a partir de segunda-feira (29/6), durante o Quintal da Cultura, novos seriados infantis. Ao longo da faixa, que é transmitida de segunda a sexta-feira, com início às 07h30, quatro estreias marcam o início da programação que irá divertir as crianças:

Cocoricó

A clássica série infantil retrata o dia a dia de Júlio e seus amigos, seja na fazenda ou na cidade. Cocoricó vai ao ar de forma remasterizada e em alta definição. E aos sábados e domingos, o programa é exibido às 14h15.

SOS Fada Manu – Quem vê cara não vê pezão

Em SOS Fada Manu, ser uma aprendiz de fada madrinha no Reino Encantado é um desafio e tanto. No primeiro episódio, ela precisa ajudar Cinderela que tem pezões gigantes.

Ricky Zoom – O pneu furado

Construído para velocidade, Ricky é uma moto resgate vermelha que vive muitas aventuras em Wheelford, cidade de duas rodas. Seu amigo Loop, no primeiro episódio, fura o pneu quando estava a caminho de uma importante apresentação. Horário alternativo: aos sábados e domingos, 13h30.

Rev & Roll – Tudo o que puder fazer

Numa cidade em que todos têm seu companheiro de quatro rodas, Rev se diverte com seu melhor amigo Ronco, um caminhão. No primeiro episódio, Rev e Avery competem para ver quem é o melhor ajudante. Como horário alternativo aos sábados e domingos, às 13h45.

Infantis – Faixa Quintal da Cultura, tarde

A faixa da tarde do Quintal da Cultura também não fica de fora das estreias infantis. Com exibição de segunda a sexta-feira, a partir das 14h30, Tromba Trem ganha destaque. O seriado conta a história de um elefante indiano que perde a memória ao cair do céu no cerrado brasileiro. Ele encontra uma tamanduá vegetariana um urubu sábio e caipira e uma colônia de cupins. Juntos embarcam em num trem a vapor pela América Latina. Em horário alternativo, vai ao ar às 9h15, aos sábados.

Experimentos Extraordinários – Equipe Extraordinária

Nesta terça-feira (30/6), estreia na TV Cultura a série Experimentos Extraordinários, com Iberê Thenório, do Manual do Mundo. Iberê é contratado para ser produtor, diretor geral, diretor de arte e consultor técnico do programa de experimentos, mas acaba descobrindo que a tarefa não será nada fácil. Principalmente por conta de sua equipe, composta pelo apresentador Valentino Britz (um ator falido que se acha a última bolacha do pacote) e quatro estagiários inexperientes e atrapalhados. Vai ao ar a partir das 19h45, na TV Cultura.

Café Filosófico Expresso – Avareza na Literatura Infantojuvenil

Nesta terça-feira (30/6), o Café Filosófico Expresso, programa que aborda os sete pecados capitais, fala sobre a avareza. No episódio, a escritora e professora Silvia Oberg convida a ilustradora e também escritora Lúcia Hiratsuka para tratar do tema. As duas analisam Um Conto de Natal, de Charles Dickens, e discutem como ele pode nos levar a uma conversa sobre literatura infantil. Vai ao ar às 23h, na TV Cultura.

Revista do Esporte – Walter Casagrande

O Revista do Esporte desta quarta-feira (1º/7), tem como convidado o ex-jogador e comentarista de futebol Walter Casagrande. No programa, o ex-centroavante fala sobre o movimento Esporte Pela Democracia, que ele ajudou a criar ainda este mês, e sobre seu livro Travessia, que será lançado na véspera do programa. Além disso, o esportivo destaca os principais jogos das Ligas Europeias que aconteceram durante a semana e fala sobre a possível volta dos times paulistas aos treinos. Com apresentação de Vladir Lemos, a atração vai ao ar às 20h45, na TV Cultura.

Opinião Nacional – Suicídio entre jovens

O Opinião Nacional desta quarta-feira (1º/7) fala sobre suicídio entre crianças e adolescentes no Brasil. A taxa de suicídio no país aumentou 7% em seis anos, segundo pesquisa revelada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2019, fato que vai na contramão da redução do índice mundial (queda de 9,8%). Também foi apurado que os jovens são os mais afetados pela adversidade: de acordo com a mesma pesquisa, o suicídio é a segunda causa de morte mais frequente entre os jovens de 15 a 24 anos. Além disso, um outro estudo, realizado pelo mapa da violência entre os anos de 2003 e 2013, registrou um aumento de 10% nos casos de suicídio entre crianças e adolescentes dos nove aos 19 anos. Apresentado por Andresa Boni, o programa vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.

Papo de Mãe – Racismo e Maternidade

O Papo de Mãe desta quinta-feira (2/7) fala sobre racismo e maternidade. Após um levantamento, foi descoberto que as maiores vítimas de violência obstétrica são as mulheres negras. Para tratar do tema, o programa recebe Rafaela Nunes, mãe do Giovanni, de quatro anos. Ela teve o bebê aos 15 anos de idade e sofreu esse tipo de violência. Foram convidadas também a socióloga Najara Costa e a ginecologista Ligia Rodrigues, que conta algumas dificuldades pelas quais passou na carreira de médica. Apresentado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza, vai ao ar às 19h15, na TV Cultura.

Quem Foram Os Gregos – Parte 2

Nesta quinta-feira (2/7), vai ao ar a segunda e última parte do documentário Quem Foram Os Gregos. No episódio, o Dr. Michael Scott investiga os legados da Grécia antiga - o que tornou os gregos tão bem sucedidos, porque seus legados são tão duradouros e porque ainda têm uma influência tão poderosa sobre nossas imaginações hoje. Vai ao ar às 20h15, na TV Cultura.

As Coisas que Você Precisa Saber – O Universo

Nesta sexta-feira (3/7), o público pode conferir o segundo episódio de As Coisas Que Você Precisa Saber. Como e onde tudo começou, como as estrelas nascem e outras grandes questões acerca do universo são tema da atração. Respostas fascinantes, repletas de ciência e certa estranheza vão ao ar às 20h45, na TV Cultura.

Águias da Cidade – O Desafio dos Águias

Nesta sexta-feira (3/7), estreia na TV Cultura a terceira temporada da série Águias da Cidade, que mostra o trabalho das equipes médicas destacadas para socorrer vítimas de acidentes, atropelamentos e baleados. No primeiro episódio, um dos casos é o da vítima de um acidente ocorrido a 14 quilômetros da base dos Águias. O helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar de São Paulo chega ao local em apenas cinco minutos, mas o piloto tem dificuldade para pousar. Em sua primeira missão, o tenente médico Tobias é obrigado a desembarcar antes de a aeronave tocar o solo completamente. Ele encontra a vítima com fratura de bacia, hemorragia interna e parada cardiorrespiratória. Vai ao ar às 22h45, na TV Cultura.

Brinquedonautas – Piões de Babaçu

Neste sábado (4/7), estreia, às 8h30, o seriado infantil Brinquedonautas. Zeca, Gui, Dara, Malu e Tuti viajam pelo mundo a bordo do Zepelim conhecendo crianças e brincadeiras novas. No primeiro episódio, chegam na comunidade de Camiranga para brincar com os Piões de Babaçu.

Território do Brincar – Casinha

A cultura da infância brasileira pode ser conferida na estreia do Território de Brincar, neste sábado (4/7), às 12h10, na TV Cultura. Crianças do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, criam e recriam no seu imaginário a intimidade e a beleza da brincadeira de casinha, no primeiro episódio.

Sushi e Além, Uma Família Britânica Saboreando o Japão – Omoide, Yokocho e Shinjuku

Neste sábado (4/7), estreia na TV Cultura o seriado Sushi e Além, Uma Família Britânica Saboreando o Japão. Neste primeiro episódio, o escritor britânico Michael Booth, após ler um livro sobre a culinária japonesa, resolve viajar com sua família para o japão a fim de conhecer melhor os pratos e costumes orientais. A atração, em live action, vai ao ar às 12h45.

Cultura Livre – Céu

O Cultura Livre deste sábado (4/7) recebe Céu, que fala sobre o APKÁ!, quinto disco de estúdio da cantora e compositora. Ao longo da edição ela fala sobre as influências na composição do mais recente álbum e canta canções como Coreto, Forçar o Verão e Ocitocina. O programa traz ainda uma matéria com BNegão, que fala sobre as músicas favoritas do álbum A Tábua de Esmeralda, de Jorge Ben Jor. Para finalizar, um compilado do acervo da emissora que homenageia a cantora Clara Nunes. Apresentado por Roberta Martinelli, vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

Sr. Brasil – Brau de Souza e Rildo Hora

No domingo (5/7), o Sr. Brasil recebe o sambista Brau de Souza e o cantor e compositor Rildo Hora. Brau performa suas canções autorais Vida de Pescador e Samba de Responsa, enquanto Rildo apresenta sua interpretação da música Sampa, de Caetano Veloso. Em meio a vários causos divertidos e histórias do sertão, o apresentador, Rolando Boldrin, ainda canta sua música Moda do Invejoso, presente no disco Lambendo a Colher. Vai ao ar às 9h, na TV Cultura.

Vale de Água e Fogo – Temporada Esmeralda

No domingo (5/7), estreia na TV Cultura a série Vale de Água e Fogo. A série de três partes mapeia a mudança sazonal no vale de Luangwa desde as primeiras chuvas, que trazem uma mudança dramática para um vale ressecado por uma estação seca de sete meses. Córregos e rios começam a fluir, poços de água aparecem e lagoas começam a encher. O rio Luangwa se transforma de um canal raso em uma via larga e majestosa, uma das maiores da Zâmbia. Vai ao ar às 17h, na TV Cultura.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato