Andréia Horta recebe Caio Blat e Luiz Carlos Vasconcelos no próximo episódio de "O País do Cinema"

Divulgação Canal Brasil
No episódio desta semana de “O País do Cinema”, do Canal Brasil, Andréia Horta recebe Caio Blat e Luiz Carlos Vasconcelos para falar sobre Carandiru (2003), de Héctor Babenco. O longa, baseado no livro de Drauzio Varella e indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes, projetou grandes nomes do teatro como Milhem Cortaz, Lázaro Ramos, Wagner Moura e Ailton Graça. Histórias sobre os ensaios, preparação de elenco e um raio-x do cenário audiovisual atual são alguns dos assuntos abordados no programa que vai ao ar na quinta, à 0h, logo após a exibição do longa.

No primeiro bloco, Caio Blat relembra que um dos laboratórios foi ficar trancado, com grande parte do elenco, em presídios desativados de São Paulo. O preparador Sérgio Penna reunia uma centena de atores e não-atores e fazia ensaios e improvisações de rebeliões. “No processo a gente descobria que tinha ex-internos misturados. Até que, em um momento, o Sabotage [rapper Mauro Mateus dos Santos] vira praticamente assistente do Penna, porque ele não parava de falar sobre todas as experiências dele”, lembra o intérprete de Deusdete. Blat ainda fala sobre a relevância das artes cênicas para a sociedade como um todo: “Foi uma das primeiras vezes que eu entendi o que eu faço da vida, como o cinema é importante para mergulhar em lugares onde as pessoas não conseguem chegar, registrar isso e mostrar o que acontece”, conta.

No segundo bloco, Andrea questiona os atores sobre o atual cenário e o desmonte da cultura nacional. Vasconcelos revela que enxerga com perplexidade que uma porcentagem da população revele, em si, esses aspectos mais sombrios. “Mas aí vem o meu lado positivo e diz: é preciso que se viva isso para que essa cota se transforme. Não se luta contra o fascismo sem ele estar no poder. É preciso que ele esteja onde está para que a gente possa derrotá-lo”, explica. “O cinema e o trabalho do ator é, basicamente, se colocar no lugar do outro. E, de repente, a gente chega em tempos em que ninguém se importa mais, o outro é meu inimigo. Parece que a psicopatia tomou conta do país”, completa Caio. 

Quinta temporada

A quinta temporada de “O País do Cinema”, terceira apresentada pela mineira Andréia Horta, traz um mergulho na história do cinema brasileiro. Na atração, a atriz recebe realizadores, diretores e intérpretes e coloca em pauta uma abordagem crítica e informativa da produção nacional recente. Para este ano, o programa dirigido por Marcello Ludwig Maia traz uma novidade: os episódios vão ao ar logo após a exibição dos filmes a que se referem e a anfitriã recebe no estúdio profissionais envolvidos com o longa. No dia seguinte à exibição no canal linear, o programa pode ser assistido no Canal Brasil Play ou ouvido, em formato de Podcast, em plataformas como Spotify e Apple Podcast.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato