Canal Like - Destaques da programação de 19 a 25 de julho

Divulgação 
Entrevistas exclusivas, dicas imperdíveis e muito mais! A semana do Canal Like (530 da Claro) será movimentada e Maytê Piragibe, Hugo Bonemer e Anne Braune prepararam programas especiais sobre as principais novidades da TV por assinatura e do streaming.

Domingo, às 10h, Anne faz um resumão com o melhor da semana no “Agenda Like”. No mesmo dia, às 15h, a tarde será com o “Memória Suzana Amaral”, homenagem à cineasta e roteirista paulistana. Na segunda, às 20h, é a vez de Anne bater um papo com a diretora Maria Augusta Ramos no “Entrevista Like em Casa: ‘Não Toque em Meu Companheiro’”, documentário que chega ao VOD e relembra um episódio histórico do sindicalismo no Brasil. Também tem especial na terça, às 18h, com o “Mostras e Festivais Online: MAM 65 Anos”. A Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro faz aniversário e presenteia os cinéfilos com uma programação comemorativa, disponível gratuitamente na plataforma Vimeo. Na quarta, a partir de 0h, o “Entrevista Like em Casa: ‘Atrás da Sombra’” traz os papos de Anne com o diretor Thiago Camargo e com o produtor Daniel Calil, também roteiristas do suspense policial, com pitadas de terror.

AGENDA LIKE

Se você quer curtir o melhor da semana, já sabe: o domingo começa com as dicas de Anne Braune no “Agenda Like”. Dia 19 de julho, às 10h, ela vai antecipar as estreias, os especiais e as maratonas da TV por assinatura, do VoD e do streaming.

A segunda começa com programação para todos os gostos. No Discovery Kids, estreia a nova temporada de “O Show da Luna!”. Depois de muitas viagens pela Terra, Luna, Júpiter e Cláudio vão explorar o espaço. Os fãs de terror podem comemorar, porque “NOS4A2” (Nosferatu) ganha episódios inéditos no AMC e volta ainda mais aterrorizante. Nesta temporada, oito anos se passaram desde os terríveis eventos da primeira. Já no National Geographic o destaque é para a porta de entrada da Itália, o Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci de Roma. O local vira cenário de “Aeroporto: Roma”, produção que mostra o dia a dia das forças de segurança nos aeroportos mais importantes do mundo.

Na terça, “Largados e Pelados” está de volta ao Discovery com sua sexta temporada. Durante 21 dias, os participantes da série vivem na natureza selvagem, munidos apenas de mapa e utensílios elementares, como facas e panelas. E, claro, sem roupas.

O terror também vai invadir o NOW na quarta, com a estreia de “O Chalé”. O filme conta a história dos irmãos Aidan e Mia que, dedicados à mãe, guardam rancor de Grace, a mulher com quem o pai, recém-separado, planeja se casar. Os dois recusam as tentativas de aproximação de Grace e desenterram fatos do seu passado. Eles só não imaginam que, subitamente, vão precisar ficar a sós com ela em uma remota casa de férias na neve. Vem muito susto por aí!

Na quinta, é a vez da “High Life”, estrelada por Robert Pattinson e Juliette Binoche, chegar ao NOW. Monte (Pattinson) e sua filha são os últimos sobreviventes de uma missão espacial. Composta por prisioneiros do corredor da morte, liderados por uma médica (Binoche), a tripulação desapareceu. O mistério do que aconteceu a bordo da nave vai sendo desvendado, e pai e filha vão ter que lutar juntos enquanto se aproximam cada vez mais de um buraco negro.

No mês em que Pernalonga completa 80 anos, o Cartoon preparou uma programação mais que especial! Na sexta, dia 24, o famoso personagem vai ser destaque em “Looney Tunes”, “New Looney Tunes” e “Space Jam”.

Com John Goodman, Vera Farmiga e Madeline Brewer, o suspense “A Rebelião” estreia na HBO no sábado. Em um bairro de Chicago, quase uma década após uma invasão alienígena no planeta Terra, o filme acompanha como é a vida das pessoas nos dois lados do conflito, o dos colaboradores e o dos dissidentes. De aliens para demônios. No mesmo dia, “Exorcista: O Início” é o destaque do A&E, com o ator sueco Stellan Skarsgård. A produção se passa um pouco antes do clássico “O Exorcista”, de 1973.

No domingo, o History exibe episódios inéditos de “Dark Horse: Nação Cervejeira”. A nova série acompanha o cotidiano de Aaron Morse, empreendedor que, em dez anos, transformou o negócio da família em um império multimilionário da cerveja. A cada episódio, Aaron e seus amigos encaram desafios de como lidar com novos equipamentos, lançamento de produtos, mudanças na loja, pedidos incomuns e outras aventuras.

Serviço:
Canal Like: 530 da Claro
No ar domingo, dia 19 de julho, às 10h
Assista também: terça, dia 21, e quinta, dia 23, às 10h

MEMÓRIA SUZANA AMARAL

Suzana Amaral costumava dizer que preferia fazer uma coisa de cada vez. E, assim, foi conquistando seu espaço e construindo seu legado, que já deixa saudades. Para celebrar e recordar os melhores momentos de sua carreira, o Like exibe um especial em homenagem à cineasta e roteirista, que vai ao ar no domingo, dia 19 de julho, às 15h.

A paulistana tinha nove filhos quando resolveu fazer cinema e entrou para a Escola de Comunicação e Artes da USP, onde integrou a segunda turma dedicada à sétima arte. Sua estreia como diretora foi em 1971, com o curta “Sua Majestade Piolin”, sobre o palhaço que influenciou o teatro popular. Suzana também fez muitos curtas e longas para a TV Cultura, antes de se mudar para Nova Iorque para aprofundar seus conhecimentos sobre cinema na New York University.

Durante sua trajetória, o mais marcante foi seu estilo de criação muito pessoal, ao adaptar textos literários com total liberdade. Suzana misturou o realismo do documentário e a abordagem literária quando escreveu o roteiro e dirigiu seu primeiro longa para cinema, “A Hora da Estrela”. Vencedor do Urso de Prata de Melhor Atriz (Marcélia Cartaxo) e premiado nos Festivais de Brasília e de Havana, o filme é uma versão da obra de Clarice Lispector e mostra uma nordestina que sai do sertão de Alagoas para se aventurar em uma cidade toda feita contra ela.

Outra recriação de um romance para as telas foi “Uma Vida em Segredo”. Baseado no livro do mineiro Autran Dourado, o filme acompanha a vida de Biela, jovem que cresceu em uma fazenda de café e gado. Depois da morte dos pais, ela vai viver com parentes na cidade e encontra muita dificuldade de se adaptar aos novos costumes, tendo que abrir mão do seu jeito de ser.

Com Mariana Ximenes, Júlio Andrade, João Miguel e Gero Camilo, “Hotel Atlântico” é mais um destaque na filmografia de Suzana. A adaptação da obra do gaúcho João Gilberto Noll é sobre um ator desempregado que viaja pelo interior do país sem bagagem ou planos. Durante essa jornada, ele se vê em situações absurdas e inesperadas.

Serviço:
Canal Like: 530 da Claro
No ar domingo, dia 19 de julho, às 15h
Assista também: terça, dia 21, e quinta, dia 23, às 15h

ENTREVISTA LIKE EM CASA: “NÃO TOQUE EM MEU COMPANHEIRO”

O documentário “Não Toque em Meu Companheiro” chega ao VOD e, na segunda, dia 20 de julho, Anne Braune bate um papo com Maria Augusta Ramos, diretora da produção. O especial vai ao ar a partir das 20h, no Like.

No “Entrevista Like em Casa: ‘Não Toque em Meu Companheiro’”, Guta Ramos destaca a importância do documentário e diz que o que mais lhe comoveu foi a solidariedade dos personagens reais. “Pouquíssimas pessoas conhecem essa história, que mostra a luta dos trabalhadores, funcionários da Caixa Econômica que se mobilizaram depois de uma greve para ajudar os que foram demitidos ilegalmente, punidos pelo governo Collor. A classe resolveu apoiá-los e cada funcionário tirou 0,3% do próprio salário para pagar os outros. Ou seja, contribuiu com a sobrevivência dos demitidos e das famílias desses funcionários”, explica. A cineasta também reforça que era uma luta coletiva e completa: “Não foi nenhum assistencialismo. Eles acreditavam que estavam contribuindo para uma luta, uma conquista de direitos, em que todos estavam juntos”.

A produção remonta o episódio histórico do sindicalismo no Brasil, em que 110 funcionários foram demitidos injustamente depois de uma greve da categoria. No documentário, Guta traça um paralelo desde a era Collor até o atual governo. “Pensei em fazer isso e, também, promover esse reencontro entre os demitidos. São quase 29, 30 anos depois. E que eles mesmos pudessem contar essa história, interagindo e lembrando memórias. Durante pesquisas, acho que, ao poucos, a gente foi descobrindo as enormes similaridades entre os dois governos, nesses dois discursos, que é novamente um discurso neoliberal”, comenta a cineasta.

Serviço:
Canal Like: 530 da Claro
No ar segunda, dia 20 de julho, às 20h
Assista também: quarta, dia 22, e sexta, dia 24, às 20h

MOSTRAS E FESTIVAIS ONLINE: MAM 65 ANOS

As mostras e festivais estão invadindo o universo virtual e, desta vez, é o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro que presenteia os cinéfilos com especiais online, em homenagem aos 65 anos da Cinemateca do MAM. Na terça, dia 21 de julho, às 18h, o Like conta mais sobre essa programação comemorativa, disponível com acesso gratuito na plataforma Vimeo.

A cinemateca é a segunda mais antiga em atividade no país e tem no acervo obras importantes do audiovisual latino-americano. Ao todo, são mais de sete mil títulos em 35mm e 16mm e cerca de sessenta mil em base videomagnética ou mídia ótica. Com dois milhões e meio de itens, a coleção de documentos sobre cinema também é a maior.

Para abrir os especiais, a instituição preparou duas mostras digitais. A primeira é a Mostra Petrobras de Filmes para Crianças, que reúne 26 produções nacionais, voltadas para a primeira infância. A seleção conta com seis obras que usam técnicas diferentes de animação e vão do desenho quadro a quadro ao stop motion com bonecos, massinhas ou recortes, passando pela animação em 3D e a pixilation.

A comemoração continua com a Mostra Cinemateca 65 Anos, que traz três longas e cinco curtas que representam sua missão de preservar e difundir a memória do cinema brasileiro. Entre os destaques, o documentário “Até Onde Pode Chegar um Filme de Família”, “Carnaval de Rua: Porto Alegre”, o curta “Gafieira”, “Creche-Lar”, “Eclipse”, “Tudo Por Amor ao Cinema” e o curta musical “Pantera Negra”.

Serviço:
Canal Like: 530 da Claro
No ar terça, dia 21 de julho, às 18h
Assista também: quinta, dia 23, às 18h

ENTREVISTA LIKE EM CASA: ATRÁS DA SOMBRA

Fãs de suspense policial, com pitadas de terror, tem novidade brasileira no VOD. Com Bukassa Kabengele, Elisa Lucinda, Stepan Nercessian, Zecarlos Machado, Jefferson da Fonseca Coutinho, Allan Jacinto Santana e Érico Brás, “Atrás da Sombra” mescla lendas, enigmas e sustos. Para contar tudo sobre a estreia, Anne Braune conversou com o diretor Thiago Camargo e com o produtor Daniel Calil, também roteiristas do filme. O Like exibe as duas entrevistas em sequência na quarta, dia 22 de julho, a partir de 0h.

Filmado em Goiânia e no interior de Goiás, o longa conta a história de Jorge (Bukassa Kabengele), um investigador particular que está em busca de informações sobre a morte de um jovem em Golinópolis, lugar cheio de moradores misteriosos. “Da onde surgiu esse misticismo?”, pergunta Anne. “A ideia inicial foi porque produzi um curta em 2011, “A Caça”, de animação, com terror também, que tem essa relação do urbano com o rural. Pessoas do meio urbano indo para o ambiente rural e lá se deparam com acontecimentos fantásticos, sobrenaturais e em estado de negação, até quando eles não têm como negar. Esse dilema da racionalidade, do cartesiano, com o que ainda não é explicado pela ciência, me instiga muito” comenta Thiago Camargo.  

Daniel Calil também relembra o filme desde quando ele e Thiago escreveram o roteiro, e destaca: “São vários elementos do terror, mas os gêneros que mais aparecem na trama são o policial e o suspense. É um filme policial de suspense no Brasil, com elementos brasileiros. A gente não identifica religiões, mas fala de religiões de matriz brasileira, afro-brasileiras. A pegada do elenco também, que é bem diferenciado”. Durante a conversa, Daniel ainda revela o que mais lhe chama a atenção no filme, como admirador do gênero. “A trajetória do Jorge, que é um personagem cheio de conflitos. Em geral, ele é muito contido, mas, aos poucos, você percebe que ele está muito perturbado e está passando por um momento de grande revelação sobre ele e o mundo que o cerca. Ele parte de uma investigação comum e vai encontrando elementos sobrenaturais”, diz.

Serviço:
Canal Like: 530 da Claro
No ar quarta, dia 22 de julho, à 0h
Assista também: sexta, dia 24, à 0h

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato